Enquanto que os efeitos da gordura e dos carboidratos na saúde são controversos, quase todos concordam que a proteína é importante. Mas porque devemos comer mais proteína?

A maioria das pessoas ingere proteína suficiente para prevenir a deficiência, mas algumas pessoas dão-se melhor com uma ingestão de proteína muito maior.

Numerosos estudos sugerem que uma dieta rica em proteínas tem grandes benefícios para a perda de peso e saúde metabólica (1, 2).

Aqui estão 10 razões, baseadas na ciência, para comer mais proteína.

1. Reduz o Apetite

Existem três macronutrientes – gorduras, carboidratos e proteínas – afectam seu corpo de maneiras diferentes.

Uma dieta rica em proteínas reduz a fome, ajudando a ingerir menos calorias (3). Isto é causado pela função melhorada dos hormónicos reguladores de peso (4).

2. Aumenta a Massa Muscular e a Força

A proteína é o “ingrediente” principal na construção dos músculos.

O músculo é feito principalmente de proteína. A alta ingestão de proteína pode ajudar a ganhar massa muscular (5) e força (6), reduzindo a perda de massa muscular durante a perda de peso (7).

3. Bom Para os Ossos

Um mito errado perpetua a ideia de que a proteína – principalmente a proteína animal – é ma para os ossos.

Pessoas que comem mais proteína tendem a ter melhor saúde óssea (8) e um risco muito menor de osteoporose (9) e fracturas (10) à medida que envelhecem.

4. Reduz os Desejos de Comer Durante a Noite

Um desejo de comida é diferente da fome normal. Não é apenas o corpo que precisa de energia ou nutrientes, mas também o cérebro precisa de uma recompensa.

Comer mais proteína pode reduzir o apetite e o desejo de petiscar a noite (11). Tendo apenas um pequeno-almoço rico em proteínas pode ter um efeito poderoso devido a melhoria na função da dopamina (12).

5. Aumenta o Metabolismo e a Queima de Gordura

Comer pode aumentar o seu metabolismo por um curto espaço de tempo.

A alta ingestão de proteínas pode aumentar significativamente o metabolismo (13), ajudando a queimar mais calorias ao longo do dia (14).

6. Reduz a Pressão Arterial

A hipertensão arterial é uma das principais causas de ataques cardíacos, derrames e doença renal crónica.

Vários estudos observam que uma maior ingestão de proteína pode reduzir a pressão arterial (15). Demonstram também melhorias em outros factores de risco de doenças cardíacas (16).

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7. Ajuda a Manter a Perda de Peso

Aumentar a ingestão de proteínas pode não só ajudá-lo a perder peso (17), mas mantê-lo a longo prazo (18).

8. Não Prejudica Rins Saudáveis

Muitas pessoas acreditam erroneamente que uma alta ingestão de proteínas prejudica os seus rins.

Embora a proteína possa causar danos a pessoas com problemas renais (19), ela não afeta pessoas com rins saudáveis (20).

9. Ajuda o Corpo a Reparar-se Após Lesão

Comer mais proteína pode ajudá-lo a recuperar mais rapidamente quando se magoa (21, 22).

10. Ajuda a Ficar em Forma com a Idade

Uma das consequências do envelhecimento é que os seus músculos enfraquecem gradualmente.

Comer muita proteína pode ajudar a reduzir a perda muscular associada ao envelhecimento (23).

Conclusão

Mesmo que uma maior ingestão de proteínas possa trazer benefícios para a saúde de muitas pessoas, isso não é necessário para todos.

A maioria das pessoas já ingere cerca de 15% de suas calorias de proteínas, o que é mais do que suficiente para prevenir a deficiência.

No entanto, em certos casos, as pessoas podem se beneficiar de muito mais do que isso – até 25-30% das calorias.

Se precisa perder peso, melhorar sua saúde metabólica ou ganhar massa muscular e força, certifique-se que esta a ingerir proteína suficiente.

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