A beterraba é um vegetal de raiz doce e bulboso que a maioria das pessoas ama ou odeia. Não é novidade no setor, mas subiu para o status de superalimentos na última década. Pesquisas mostram que beber sumo de beterraba pode beneficiar sua saúde. Aqui está como.

1. Ajuda a baixar a pressão sanguínea

O sumo de beterraba pode ajudar a baixar a pressão arterial. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que bebiam 8 onças de sumo de beterraba diariamente diminuem a pressão arterial sistólica e diastólica. Pensa-se que os nitratos, compostos do sumo de beterraba que se convertem em ácido nítrico no sangue e ajudam a ampliar e relaxar os vasos sanguíneos, são a causa.

2. Melhora a resistência ao exercício

De acordo com um pequeno estudo de 2012 da Fonte Confiável, beber sumo de beterraba aumenta os níveis de nitrato plasmático e aumenta o desempenho físico. Durante o estudo, ciclistas treinados que ingeriram 2 chávenas de sumo de beterraba diariamente melhoraram seu contrarrelógio de 10 quilômetros em aproximadamente 12 segundos, enquanto também reduziram sua produção máxima de oxigênio.

3. Pode melhorar a potência muscular em pessoas com insuficiência cardíaca

Os resultados de um estudo de 2015 sugerem benefícios adicionais de nitratos no sumo de beterraba. O estudo mostrou que pessoas com insuficiência cardíaca experimentaram um aumento de 13% na potência muscular duas horas depois de beber sumo de beterraba.

4. Pode retardar a progressão da demência

De acordo com um estudo de 2011 da , os nitratos podem ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro em pessoas mais velhas e a diminuir o declínio cognitivo. Depois que os participantes consumiram uma dieta rica em nitratos, que incluía sumo de beterraba, suas ressonâncias magnéticas cerebrais mostraram aumento do fluxo sanguíneo nos lobos frontais. Os lobos frontais estão associados ao pensamento e comportamento cognitivos. Mais estudos são necessários. Mas o potencial de uma dieta rica em nitratos para ajudar a prevenir ou retardar a demência é promissor.

5. Ajuda a manter um peso saudável

O sumo de beterraba é baixo em calorias e praticamente não tem gordura. É uma ótima opção para o seu smoothie da manhã, para lhe dar um impulso de nutrientes e energia no início do dia.

6. Pode prevenir o cancro

Beterraba obter sua cor rica de betalaínas. Betalaínas são antioxidantes solúveis em água. De acordo com um estudo de 2014, os betalains têm habilidades quimio-preventivas contra algumas linhas de células cancerígenas. Acredita-se que os betalains sejam sequestradores de radicais livres que ajudam a encontrar e destruir células instáveis ​​no corpo.

7. Boa fonte de potássio

O potássio é um eletrólito mineral que ajuda os nervos e os músculos a funcionar corretamente. Se os níveis de potássio ficarem muito baixos, fadiga, fraqueza e cãibras musculares podem ocorrer. Um potássio muito baixo pode levar a ritmos cardíacos anormais com risco de vida.

Beterraba é rica em potássio. Beber sumo de beterraba com moderação pode ajudar a manter os níveis de potássio ideais.

8. Boa fonte de outros minerais

Seu corpo não pode funcionar corretamente sem minerais essenciais. Alguns minerais aumentam seu sistema imunológico, enquanto outros suportam ossos e dentes saudáveis. Além do potássio, o sumo de beterraba fornece:

  • cálcio
  • ferro
  • magnésio
  • manganês
  • fosforoso
  • sódio
  • zinco
  • cobre
  • Selênio

9. Fornece vitamina C

O sumo de beterraba é uma boa fonte de vitamina C. A vitamina C é um antioxidante que ajuda a impulsionar o sistema imunológico e protege as células dos radicais livres nocivos. Ele também suporta a produção de colágeno, cicatrização de feridas e absorção de ferro.

10. Suporta seu fígado

Se o seu fígado fica sobrecarregado devido ao seguinte, pode levar a uma condição conhecida como doença hepática gordurosa não alcoólica:

  • uma dieta pobre
  • consumo excessivo de álcool
  • exposição a substâncias tóxicas
  • estilo de vida sedentário

A beterraba contém betaína, uma substância que ajuda a prevenir ou reduzir os depósitos de gordura no fígado. A betaína também pode ajudar a proteger seu fígado de toxinas.

11. Boa fonte de folato

O folato é uma vitamina B que ajuda a prevenir defeitos do tubo neural, como bífida espinhal e anencefalia. Também pode diminuir o risco de ter um bebê prematuro. O sumo de beterraba é uma boa fonte de folato. Se você tem idade para engravidar, adicionar folato à sua dieta pode ajudar a obter a quantidade recomendada de 600 mcg.

12. pode reduzir o colesterol

Se você tem colesterol alto, considere adicionar sumo de beterraba à sua dieta. Um estudo de 2011 em ratos descobriu que o extrato de beterraba reduz o colesterol total e triglicerídeos e aumenta o HDL (bom) colesterol. Também reduziu o estresse oxidativo no fígado. Os pesquisadores acreditam que o potencial de redução do colesterol das beterrabas provavelmente se deve a seus fitonutrientes, como os flavonóides.

Precauções

Sua urina e fezes podem ficar vermelhas ou rosadas depois de comer beterraba. Essa condição, conhecida como betúria, é inofensiva. Mas pode ser surpreendente se você não espera.

Se você tem pressão baixa, beber sumo de beterraba regularmente pode aumentar o risco de sua pressão cair muito baixo. Monitore sua pressão sanguínea cuidadosamente.

Se você é propenso a pedras nos rins de oxalato de cálcio, não beba sumo de beterraba. A beterraba é rica em oxalatos, substâncias naturais que formam cristais na urina. Eles podem levar a pedras.

Próximos passos

Beterraba é saudável, não importa como você prepará-los. Mas sumo de beterraba é uma maneira superior de apreciá-los, porque cozinhar beterraba reduz seu perfil nutricional. Se você não gosta de sumo de beterraba, tente adicionar fatias de maçã, hortelã, frutas cítricas ou cenoura para cortar o sabor da terra.

Se você decidir adicionar sumo de beterraba à sua dieta, vá com calma primeiro. Comece espremendo meia beterraba pequena e veja como seu corpo responde. Conforme seu corpo se ajusta, você pode beber mais.