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11. Bagas

A maioria das frutas é muito rica em carboidratos para incluir na sua dieta cetogénica, mas as bagas são uma excepção por serem pobres em carboidratos mas ricos em fibras.

Na verdade, framboesas e amoras contêm tanta fibra quanto carboidratos digeríveis. 

Estes minúsculos frutos são carregados com antioxidantes que foram creditados com a redução da inflamação e protecção contra doenças. (44, 45, 46).

Pexels / rawpixel.com

Aqui estão as contagens de carboidratos para 100 gramas de algumas bagas:

  • Amoras: 5 gramas de carboidratos líquidos (10 gramas de carboidratos totais)
  • Mirtilos: 12 gramas de carboidratos líquidos (14 gramas de carboidratos totais) 
  • Framboesas: 6 gramas de carboidratos líquidos (12 gramas de carboidratos totais) 
  • Morangos: 6 gramas de carboidratos líquidos (8 gramas de carboidratos totais)

RESUMO:
As bagas são ricas em nutrientes que podem reduzir o risco de doenças. Elas fornecem 5 a 12 gramas de carboidratos líquidos por 100 gramas.

12. Manteiga e Creme

Manteiga e creme são boas gorduras para incluir em uma dieta cetogénica. Cada um contém apenas pequenas quantidades de carboidratos por porção.

Por muitos anos, acreditava-se que a manteiga e o creme causassem ou contribuíssem para doenças cardíacas devido ao seu alto teor de gordura saturada. No entanto, vários estudos de grande porte mostraram que, para a maioria das pessoas, a gordura saturada não está ligada a doenças cardíacas.

De facto, alguns estudos sugerem que um consumo moderado de lacticínios com alto teor de gordura pode reduzir o risco de ataque cardíaco (47, 48, 49).

Como outros produtos lácteos gordos, a manteiga e o creme são ricos em ácido linolénico conjugado, o ácido gordo que pode promover a perda de gordura (50).

RESUMO:
A manteiga e o creme são quase isentos de carboidratos e parecem ter efeitos neutros ou benéficos sobre a saúde do coração, quando consumidos com moderação.

13. Noodles Shirataki

Os noodles Shirataki são um complemento fantástica na dieta cetogénica.

Contêm menos de 1 grama de carboidratos e 5 calorias por porção porque são em grande parte água. 

De facto, esses noodles são feitos de uma fibra viscosa chamada glucomanana, que pode absorver até 50 vezes seu peso em água (51).

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A fibra viscosa forma um gel que retarda o movimento da comida através do trato digestivo, podendo ajudar a diminuir a fome e bem como os picos de açúcar no sangue, tornando-a benéfica para a perda de peso e controle de diabetes (52, 53, 54). 

RESUMO:
Noodles Shirataki contém menos de 1 grama de carboidratos por porção. A sua fibra viscosa ajuda a retardar o movimento da comida através do trato digestivo, promovendo plenitude e níveis estáveis de açúcar no sangue.

14. Café ou Chá Sem Açúcar

Café e chá são bebidas sem carboidratos incrivelmente saudáveis.

Contêm cafeína, o que aumenta o metabolismo e ajuda a melhorar o desempenho físico, estado de alerta e humor (55, 56, 57).

Além disso, bebedores de café e chá demonstraram ter um risco significativamente reduzido de diabetes. De facto, aqueles com as maiores doses de café e chá têm o menor risco de desenvolver diabetes (58, 59).

RESUMO:
Café sem açúcar e chá não contêm carboidratos e podem ajudar a aumentar sua taxa metabólica, bem como o desempenho físico e mental. Eles também podem reduzir o risco de diabetes.

15. Chocolate Preto e Cacau em Pó

O chocolate preto e o cacau são fontes deliciosas de antioxidantes.

O cacau tem sido chamado de “super fruta”, porque fornece pelo menos tanta actividade antioxidante quanto qualquer outra fruta, incluindo mirtilos e açaí (60).

O chocolate preto contém flavonóis, que podem reduzir o risco de doenças cardíacas, diminuindo a pressão arterial e mantendo as artérias saudáveis (61, 62, 63).

Surpreendentemente, o chocolate pode fazer parte de uma dieta cetogénica. No entanto, é importante escolher chocolate amargo que contenha no mínimo 70% de sólidos de cacau, de preferência mais.

28 gramas de chocolate sem açúcar (100% cacau) têm 3 gramas de carboidratos líquidos. A mesma quantidade de 70 a 85% de chocolate preto contém até 10 gramas de carboidratos líquidos (64, 65).

RESUMO:
Chocolate preto contém 3-10 gramas de carboidratos líquidos por onça (28 gramas) e é rico em antioxidantes e pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca.

Conclusão

Uma dieta cetogénica pode ser usada para alcançar a perda de peso, o controle de açúcar no sangue e outros objectivos relacionados à saúde.

Felizmente, pode incluir uma ampla variedade de alimentos nutritivos, saborosos e versáteis que permitem que permaneça dentro de sua faixa diária de carboidratos.

Para colher todos os benefícios para a sua saúde, consuma estes 15 alimentos regularmente.