Como perder barriga? E se existissem técnicas para perder gordura que pudesse utilizar diariamente sem radicalismos? Saiba como com pequenas alterações no seu dia-a-dia pode contribuir para a diminuição ou manutenção do seu peso.

1. Beba Água Antes das Refeições

A pesquisa sugere que beber dois copos de água antes das refeições principais pode ajudar a aumentar a perda de peso. Os participantes de um estudo de 12 semanas que beberam dois copos de água antes de cada refeição consumiram 75 a 90 calorias a menos por refeição e perderam mais peso em média do que aqueles que não o fizeram. Os pesquisadores concluíram que, ao se hidratar antes de comer, é mais provável que você se sinta satisfeito com a refeição e com menos probabilidade de exagerar.

2. Jante em Pratos Menores

Há evidências crescentes de que o tamanho da sua louça pode influenciar o quanto consome durante uma refeição. Os pesquisadores atribuem esse fenómeno à ilusão de Delboeuf – uma ilusão de percepção de tamanho relativo. Ao servir-se, use pratos e tigelas maiores para alimentos mais saudáveis, como frutas e vegetais, e pratos e tigelas menores para alimentos menos saudáveis.

3. Jante em Pratos Azuis

Não só diminuir o tamanho do seu conjunto pode ajudá-lo a comer menos, como também a utilização de cores específicas. Pesquisas mostram que as pessoas comem menos se existir um alto contraste de cores entre o prato e a comida. Por exemplo, um prato de massas com molho vermelho servido num prato verde. Quanto maior for o contraste entre as cores, maior a percepção de que o tamanho da porção é maior que realmente é. A cor do prato que ajudou os participantes a consumir menor quantidade de comida foi azul.

4. Coma mais vegetais

Isso pode parecer redundante, mas o consumo de muitos vegetais pode fazer mais do que fornecer nutrientes que melhoram a saúde. Como perder gordura corporal? Use legumes em seu benefício, adicionando em volume e fibra nos seus pratos. E vegetais também podem ser usados para trocas de alimentos com baixo teor de carboidratos, como usar couve-flor como base de pizza ou abóbora para esparguete.

5. Registe o Que Ingere

Uma das técnicas para perder gordura que contribui para o sucesso na perda de peso, ou controle do mesmo, é acompanhar sua ingestão de alimentos e bebidas regularmente. O registo de alimentos pode ajudar a torná-lo consciente para lanches subconscientes, padrões alimentares pouco saudáveis e excessos. Múltiplos estudos de pesquisa testaram a eficácia dos registos de ingestão no aumento da perda de peso e concluíram que os indivíduos que acompanham os hábitos alimentares perdem mais peso, em média, do que aqueles que não o fazem.

6. Apimente as Suas Refeições

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Pimenta-caiena pode acelerar o metabolismo por causa da capsaicina, o composto activo que causa a sensação de ardor na boca. A capsaicina é conhecida e estudada pelo seu efeito termogénico, que é a capacidade de gerar calor corporal extra e um aumento na taxa metabólica. Um estudo recente descobriu que cerca de meia colher de chá de pimenta-caiena, misturada na comida ou engolida como uma cápsula, ajudou os participantes do estudo a queimar 10 calorias a mais durante um período de quatro horas. Apesar de parecer que não vale a pena aquela sensação de ardor temporário, o consumo da pimenta-caiena também reduziu o desejo de consumir alimentos gordurosos, salgados e doces durante o mesmo período de quatro horas.

7. Beba Um Copo de Água Quente Com Sumo de Limão

Adicionando um copo de água quente com sumo de limão às suas manhãs pode ajudar a iniciar o seu sistema digestivo e a estimular os movimentos intestinais. Alguns especialistas sugerem que pode até mesmo dar um pouco de energia natural, o que também ajudaria a eliminar algumas calorias desnecessárias se a “limonada” for usada para substituir as bebidas de alto teor calórico. Além disso, o sumo de limão é uma excelente fonte de vitamina C, fornecendo cerca de um terço do valor diário recomendado. Pesquisas sugerem que um consumo inadequado desta vitamina pode dificultar o peso e a perda de gordura corporal. Se incluir polpa de limão na sua bebida, também adicionará pectina – uma fibra solúvel que pode ajudá-lo a sentir-se satisfeito sem grande dieta para perder gordura abdominal.

8. Coma Uma Tigela de Sopa

Sopa pode fazer mais do que ajudar a aliviar os sintomas da gripe ou constipação. Na verdade, uma tigela de sopa por dia pode ajudar a manter os quilos longe do seu corpo. Vários estudos mostram que quando consumimos sopa de baixa densidade energética no início de uma refeição, a ingestão alimentar subsequente reduz em até 20%. Além disso, a sopa tem um alto teor de água, o que também pode ajudar a enchê-lo e a manter hidratado. Devera evitar sopas cremosas e ricas, o que pode levar a um consumo superior a 500 calorias ou sopas enlatadas com alto teor de sódio.

9. Coma Devagar

Pesquisas sugerem que comer devagar pode aumentar a saciedade e torná-lo menos inclinado a comer em excesso. Para desacelerar a alimentação, experimente mordidas alternadas de comida com goles de água, removendo distracções como a televisão e mastigando a comida completamente. Outra óptima técnica é comer com pauzinhos, o que irá forçá-lo a comer pequenos pedaços e a um ritmo mais lento.

10. Estacione Longe

Outra das técnicas para perder gordura obriga a que esqueça a conveniência, ou comodismo, e estacione o mais longe possível para queimar algumas calorias adicionais. Este método é uma maneira muito simples de extrair algum exercício extra no seu dia, sem necessidade de equipamento.

11. Largue o Pão

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Em média, um pão de hambúrguer ou duas fatias de pão contém 150 calorias e mais de 25g de carboidratos. Pode reduzir pelo menos 100 calorias e 20g de carboidratos por dia, trocando o pão por opções como beringela fatiada, pedaços de cogumelos e alface-romana. Melhor ainda, não terá que sacrificar as fibras, pois ainda obterá uma boa dose nestas alternativas de baixo carboidrato.

12. Use Roupas Justas

Ao vestir roupas que combinem com a sua forma pode ajudar a evitar que coma demais, porque sentir-se-á desconfortável ao comer mais do que precisa. Esse desconforto é um exemplo de como sua roupa pode ajudar a servir como uma lembrança sensorial de quando é hora de largar o garfo. 

13. Coma em Frente ao Espelho

A cozinha pode ser o último lugar que pensou em pendurar um espelho, certo? Mas é certamente o lugar mais útil quando se trata de perda de peso. Uma pesquisa mostrou que pendurar um espelho na cozinha pode ajudar a perder peso. Como? Olhar para si mesmo antes de chegar ao frigorífico ou à despensa pode ajudar a evitar más escolhas alimentares. Além disso, comer em frente a um espelho pode ajudar a consumir menos alimentos, tornando-o mais consciente de como o seu corpo se parece e se sente.

14. Treine Pela Manhã

O exercício desempenha um papel significativo na perda e manutenção de peso. Se já está a treinar ou pensa em iniciar um plano de treino num futuro próximo, tente faze-lo pela manhã. O exercício precoce pode ajudar a acelerar o metabolismo, aumentar o foco, melhorar o humor e reduzir o desejo por comida durante o resto do dia. Esta é uma das mais importantes técnicas para perder gordura.

15. Brinde as bactérias do bem

Um microbioma intestinal saudável pode ser a peça que faltava no quebra-cabeça da perda de peso. O consumo diário de probióticos, conhecido como “boas bactérias” ou “bactérias do bem”, pode ajudar a acelerar a perda de peso. Os cientistas acreditam que, além de ajudar no processo digestivo, os probióticos podem tornar as suas paredes intestinais menos permeáveis a moléculas que contribuem para a obesidade. Probióticos vêm em muitas formas, incluindo suplementos e fontes naturais de alimentos, como iogurte, sauerkraut (conserva de repolho fermentado), kombucha (bebida probiótica obtida tradicionalmente a partir da fermentação do chá adoçado das folhas da planta Camellia Sinensis) e tempeh (alimento fermentado com um fungo do género Rhizopus, a partir de sementes de soja branca da Indonésia, com um aroma a nozes e uma textura densa e ligeiramente carnuda).

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