Novas pesquisas constatam que mesmo pequenas quantidades de exercício podem melhorar drasticamente sua saúde.

A grande maioria dos americanos passa boa parte de seus dias amarrados a uma mesa. Esse tipo de estilo de vida sedentário pode afetar seriamente sua saúde e até levar a uma morte prematura, mostra a pesquisa.

No entanto, o fato de você passar a maioria dos dias colados a uma cadeira não significa necessariamente que está condenado.

Apenas 30 minutos de atividade física por dia podem compensar um dia de sessão, de acordo com um novo estudo publicado este mês no American Journal of Epidemiology.

Atividade física está ligada a uma vida mais longa

Pesquisadores do Columbia University Irving Medical Center avaliaram 7.999 adultos saudáveis, com 45 anos ou mais, que já haviam participado de um estudo separado que exigia que usassem monitores de atividade por pelo menos quatro dias entre 2009 e 2013.

A equipe de pesquisa usou os dados dos monitores – que registravam a quantidade e a intensidade da atividade física que realizavam – e, ao longo de cinco anos, rastreou as mortalidades e os riscos à saúde que os participantes experimentaram.

O estudo constatou que a substituição de 30 minutos de sessão com atividade física leve pode reduzir os riscos de morte precoce em cerca de 17%.

Substitua esse tempo sedentário por exercícios mais moderados a vigorosos, como corrida e ciclismo, e você reduzirá o risco de mortalidade precoce em 35%. Mesmo breves rajadas de 1 a 2 minutos de movimento estavam ligadas a valiosos benefícios à saúde a longo prazo.

“Se você tem um emprego ou um estilo de vida que envolve muito tempo sentado, pode reduzir o risco de morte precoce, movendo-se com mais frequência, pelo tempo que quiser e conforme sua capacidade permitir – se isso significa tomar uma hora de duração. aula de spin de intensidade ou escolha de atividades de menor intensidade, como caminhar ”, disse em um comunicado à imprensa o principal autor do estudo, Keith Diaz, PhD, professor assistente de medicina comportamental na Faculdade de Médicos e Cirurgiões da Universidade Columbia, em Vagelos.

Sessão prolongada é perigosa para sua saúde

Um em cada quatro adultos nos EUA fica sentado mais de oito horas por dia, afirma o CDC. Além disso, cerca de 40% dos adultos não se incomodam com atividade física, de acordo com estudos anteriores.

Juntos, ambos os comportamentos podem ser mortais.

De fato, um estilo de vida sedentário tem sido associado a vários riscos perigosos à saúde.

“Ficar sentado por longos períodos de tempo – como seis a oito horas por dia – aumenta o risco de desenvolver obesidade truncal, hipertensão, açúcar no sangue e níveis mais elevados de colesterol, levando à síndrome metabólica, que aumenta o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e morte por esses eventos ”, disse o Dr. Sanjiv Patel, cardiologista do Memorialcare Heart & Vascular Institute no Orange Coast Medical Center, em Fountain Valley, Califórnia.

Isso ocorre porque, quando nos sentamos por um longo período de tempo, nosso sistema metabólico essencialmente dorme.

Nós gastamos menos energia, o que leva a um acúmulo de energia na forma de gordura, diz Patel. Isso pode desencadear um aumento nos hormônios do estresse, o que leva a uma pressão arterial mais alta e açúcar no sangue – os quais podem aumentar o risco de doenças crônicas.

Além disso, quando somos sedentários por horas, nosso sangue não está bombeando de maneira constante por todo o corpo. Isso pode fazer com que nossas pernas inchem e desenvolvem varizes e coágulos sanguíneos.

Aqui está o quanto você deve se mexer por dia

O corpo foi projetado para se levantar e se mover.

Quando nos movemos, aumentamos nossa força muscular e saúde cardiovascular, reduzindo nossas chances de desenvolver muitas doenças, como câncer e diabetes.

O movimento também pode melhorar nosso humor geral, diminuir os níveis de estresse e, finalmente, prolongar nossa vida útil.

“A mensagem principal aqui é que os indivíduos devem se levantar e se mexer pelo menos uma vez por hora em um dia de oito horas para reverter os efeitos de uma sessão prolongada”, disse o Dr. Ricardo Cook, cirurgião ortopédico e especialista em medicina esportiva do The Centers Ortopedia Avançada.

“E, como o estudo aponta, até a atividade mínima é muito mais benéfica do que não fazer nada”, acrescentou.

Aqui estão as boas notícias: você não precisa de uma academia sofisticada para colher os benefícios.

Se você tem um emprego na mesa, basta levantar-se a cada hora e passar alguns minutos andando ou se alongando, aconselha Cook. Ele também recomenda praticar calistenia leve de vez em quando (pense: agachamentos, flexões ou flexões).

Isso é realmente o suficiente para movimentar os músculos e o sangue fluir. Sem mencionar, uma viagem rápida para longe da sua mesa pode melhorar a concentração, o relaxamento e o foco, de acordo com Cook.

No futuro, a equipe de pesquisa espera avaliar como a posição sentada influencia o risco de resultados cardiovasculares específicos – como ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e outras mortes relacionadas a doenças cardiovasculares.

Então, teremos um uma visão ainda mais clara de como a atividade física – de qualquer intensidade ou duração – pode ter um impacto profundo em nossa saúde geral.

Conclusão

Uma nova pesquisa da Universidade de Columbia mostra que fazer apenas 30 minutos de atividade física por dia pode compensar os riscos à saúde associados ao prolongamento da sessão e até prolongar sua vida útil.