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21. Couve-flor

Couve-flor é um vegetal crucífero muito versátil. Pode ser usado para fazer todos os tipos de receitas saudáveis.

22. Pepino

O pepino é um dos vegetais mais populares do mundo. É pobre em carboidratos e calorias e consiste principalmente de água. No entanto, contém vários nutrientes em pequenas quantidades, incluindo a vitamina K.

23. Alho

O alho é incrivelmente saudável. Contém alicina, um composto bioactivo com poderosos efeitos biológicos, incluindo a melhoria da função imunológica.

24. Couve

Couve tem sido muito popular nos últimos anos, por um bom motivo. É incrivelmente rico em vitamina K, vitamina C, fibra e vários outros nutrientes.

25. Cebolas

As cebolas têm um sabor muito forte e são populares para uso em receitas. Contêm um número de compostos bioactivos que se acredita terem benefícios para a saúde.

26. Tomates

Os tomates são geralmente classificados como vegetais, embora tecnicamente sejam uma fruta. Eles são saborosos e carregados com nutrientes como potássio e vitamina C.

Outros Legumes Saudáveis

Estes não foram listados, mas também são muito saudáveis: Alcachofras, couve-de-bruxelas, repolho, aipo, beringela, alface, cogumelos, rabanetes, abóbora, nabos.

Peixe e Frutos do Mar

Peixes e outros frutos do mar tendem a ser muito saudáveis e nutritivos.

Eles são especialmente ricos em ácidos gordos ómega 3 e iodo, dois nutrientes que a maioria das pessoas não recebe o suficiente.

Estudos mostram que pessoas que consomem mais destes alimentos super saudáveis do mar (especialmente peixes) tendem a viver mais e têm menor risco de muitas doenças, incluindo doenças cardíacas, demência e depressão.

27. Salmão

O salmão é um tipo de peixe oleoso incrivelmente popular devido ao seu excelente sabor e alta quantidade de nutrientes, incluindo proteínas e ácidos gordos ómega 3. Também contém alguma vitamina D.

28. Sardinhas

As sardinhas são peixes pequenos e oleosos que estão entre os alimentos super saudáveis mais nutritivos que você pode comer. Contêm grandes quantidades da maioria dos nutrientes exigidos pelo corpo humano.

29. Marisco

O marisco não é comido com muita frequência, o que é uma pena, porque contém mais nutrientes do que quase todos os outros alimentos. É semelhante às carnes de órgãos quando se trata de densidade de nutrientes.

30. Camarão

O camarão é um tipo de animal encontrado no mar. Tende a ser baixo em gordura e calorias, mas rico em proteínas. Também é carregado com vários outros nutrientes, incluindo selénio e vitamina B12.

31. Truta

A truta é outro tipo de peixe oleoso delicioso, semelhante ao salmão.

32. Atum

O atum é muito popular nos países ocidentais e tende a ser pobre em gordura e calorias, mas rico em proteínas.

Grãos

Os grãos têm tido ma reputação nos últimos anos, principalmente devido a serem uma comida proibida na popular dieta paleo.

No entanto, é um erro agrupar todos os grãos. Existem muitos tipos diferentes de grãos, e alguns deles são muito saudáveis.

Basta ter em mente que são muito ricos em carboidratos, não sendo portanto recomendados numa dieta baixa em hidratos de carbono.

33. Arroz Castanho

O arroz é um dos cereais mais antigos e é actualmente um alimento básico para mais de metade da população no mundo. O arroz integral é bastante nutritivo, com uma quantidade razoável de fibra, vitamina B1 e magnésio.

34. Aveia

A aveia é incrivelmente saudável. Carregada de nutrientes e contêm também fibras poderosas chamadas betaglucanos, que demonstram ter inúmeros benefícios.

35. Quinoa

Quinoa tornou-se incrivelmente popular entre os indivíduos conscientes da saúde nos últimos anos. É um grão saboroso que é rico em nutrientes como fibra e magnésio. É também uma excelente fonte de proteínas vegetais.

Pães

A maioria das pessoas come muito pão.

Para aqueles que estão a tentar adoptar uma dieta mais saudável pela primeira vez, pode ser extremamente difícil encontrar algo para comer em vez do pão.

Felizmente, existem várias opções saudáveis (ou pelo menos “menos mas”) disponíveis.

36. Pão de Ezequiel

Pão de Ezequiel pode ser o pão mais saudável que você pode comprar na loja. É feito de grãos integrais orgânicos, e contém também vários tipos de leguminosas.

37. Pães Caseiros com Baixo Teor de Carboidratos

A escolha mais segura para um pão saudável é algo feito por si. Brevemente iremos disponibilizar uma lista de receitas para pães saudáveis, sem glúten e com baixo teor de carboidratos.

Legumes

As leguminosas são outro grupo de alimentos super saudáveis que tem sido injustamente demonizado nos últimos anos.

É verdade que as leguminosas contêm antinutrientes, substâncias que podem interferir na digestão e absorção de nutrientes.

No entanto, estes antinutrientes podem ser eliminados por imersão e preparação adequada das leguminosas antes de comê-las.

O que nos resta é uma fonte incrivelmente barata de nutrição de qualidade, incluindo uma óptima fonte de proteína baseada em vegetais.

38. Feijão-verde

O feijão-verde é uma variedade não maduras do feijão comum. Muito populares nos países ocidentais.

39. Feijão Vermelho

Feijão vermelho é rico em várias vitaminas, minerais e fibras. Apenas certifique-se de cozinhá-los correctamente, porque eles são tóxicos quando crus.

40. Lentilhas

Lentilha é outra leguminosa popular. Rica em fibras, esta entre as melhores fontes de proteína vegetal. As lentilhas também são deliciosas e têm uma textura muito satisfatória.

Laticínios

Muitas pessoas podem não tolerar produtos lácteos.

No entanto, para as pessoas que os toleram, eles são uma fonte saudável de vários nutrientes importantes.

Os produtos lácteos com alto teor de gordura parecem ser os melhores, e estudos mostram que as pessoas que consomem mais laticínios integrais têm menor risco de obesidade e diabetes tipo 2.

41. Queijo

O queijo é incrivelmente nutritivo, e uma única fatia contém os mesmos nutrientes que um copo inteiro de leite. Para muitos, é também um dos alimentos mais saudáveis e deliciosos que se pode comer.

42. Leite integral

O leite integral é muito rico em vitaminas, minerais, proteína animal de qualidade e gorduras saudáveis. É uma das melhores fontes de cálcio.

43. Iogurte

Iogurte é feito de leite que é fermentado, adicionando bactérias vivas. Tem muitos dos mesmos efeitos na saúde que o leite, excepto com os benefícios adicionais das amigáveis bactérias probióticas.

Gorduras e Óleos

44. Manteiga de Vacas Alimentadas a Erva

Manteiga de vacas que foram alimentadas por erva é rica em nutrientes importantes, incluindo a muito importante vitamina K2.

45. Óleo de Coco

O óleo de coco é carregado com poderosos ácidos gordos chamados triglicerídeos de cadeia média. O óleo de coco pode ter benefícios para a doença de Alzheimer, e foi provado que ajuda a perder a gordura da barriga (15, 16).

46. Azeite Extra Virgem

Não estivéssemos nos em Portugal e não fosse isto a lista de alimentos super saudáveis, o azeite extra virgem é a gordura mais saudável da terra. Contém gorduras monoinsaturadas saudáveis para o coração e é muito rico em antioxidantes com poderosos benefícios para a saúde.

Tubérculos

Os tubérculos são os órgãos de armazenamento de algumas plantas. Eles tendem a conter vários nutrientes benéficos.

47. Batatas

Batatas são um alimento muito popular em todo o mundo. São carregadas com potássio e contêm um pouco de quase todos os nutrientes de que precisamos, incluindo a vitamina C.

As batatas também são incrivelmente gratificantes. Um estudo descobriu que as batatas cozidas eram, de longe, o maior recheio de 38 alimentos testados.

48. Batatas-doces

As batatas-doces estão entre as mais deliciosas comidas que pode comer. São carregados de antioxidantes e todos os tipos de nutrientes saudáveis.

Vinagre de Maçã

49. Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã é incrivelmente popular na comunidade de saúde natural. Estudos mostram que pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue e causar perda de peso modesta.

É óptimo para usar em molhos de saladas e para adicionar sabor às refeições.

Chocolate

50. Chocolate Preto

E como não poderia deixar de faltar na nossa lista de alimentos super saudáveis, o chocolate.

O chocolate preto não é apenas o alimento mais delicioso desta lista mas também pode ser o mais saudável.

O chocolate preto é rico em magnésio e é uma das fontes mais poderosas de antioxidantes existentes.

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