Ultimamente, o chá verde de matcha disparou em popularidade, com doses de matcha, café com leite, chás e até sobremesas aparecendo em todos os lugares, de lojas de saúde a cafeterias.

Como o chá verde, o  chá verde de matcha vem da planta Camellia sinensis. No entanto, cresceu de maneira diferente e possui um perfil nutritivo exclusivo.

Os agricultores cultivam  chá verde de matcha cobrindo suas plantas de chá 20 a 30 dias antes da colheita para evitar a luz solar direta. Isso aumenta a produção de clorofila, aumenta o conteúdo de aminoácidos e dá à planta uma tonalidade verde mais escura.

Depois que as folhas de chá são colhidas, as hastes e veias são removidas e as folhas são moídas em um pó fino conhecido como matcha.

O  chá verde de matcha contém os nutrientes de toda a folha de chá, o que resulta em uma quantidade maior de cafeína e antioxidantes do que o encontrado no chá verde.

Estudos sobre o chá verde de matcha e seus componentes revelaram uma variedade de benefícios, mostrando que ele pode ajudar a proteger o fígado, promover a saúde do coração e até auxiliar na perda de peso.

Aqui estão 7 benefícios para a saúde do chá matcha, todos baseados na ciência.

1. Rico em antioxidantes

O chá verde de matcha é rica em catequinas, uma classe de compostos vegetais no chá que atuam como antioxidantes naturais.

Os antioxidantes ajudam a estabilizar os radicais livres nocivos, compostos que podem danificar as células e causar doenças crônicas.

Quando você adiciona o pó de  chá verde de matcha à água quente para fazer o chá, o chá contém todos os nutrientes de toda a folha. Tende a ter mais catequinas e antioxidantes do que simplesmente embeber as folhas de chá verde na água.

De fato, segundo uma estimativa, o número de certas catequinas no  chá verde de matcha é até 137 vezes maior que em outros tipos de chá verde (1).

Um estudo mostrou que dar aos ratos suplementos de  chá verde de matcha reduziu os danos causados ​​pelos radicais livres e aumentou a atividade antioxidante (2).

A inclusão de  chá verde de matcha em sua dieta pode aumentar sua ingestão de antioxidantes, o que pode ajudar a prevenir danos às células e até diminuir o risco de várias doenças crônicas (3).

2. Pode ajudar a proteger o fígado

O fígado é vital para a saúde e desempenha um papel central na liberação de toxinas, no metabolismo de drogas e no processamento de nutrientes.

Alguns estudos descobriram que o  chá verde de matcha pode ajudar a proteger a saúde do seu fígado.

Um estudo deu ratos diabéticos  chá verde de matcha por 16 semanas e descobriu que isso ajudou a evitar danos aos rins e ao fígado (4).

Outro estudo deu a 80 pessoas com doença hepática gordurosa não alcoólica um placebo ou 500 mg de extrato de chá verde diariamente por 90 dias.

Após 12 semanas, o extrato de chá verde reduziu significativamente os níveis de enzimas hepáticas. Níveis elevados dessas enzimas são um marcador de lesão hepática (5).

Além disso, uma análise de 15 estudos constatou que o consumo de chá verde estava associado a uma diminuição do risco de doença hepática (6).

No entanto, é importante lembrar que pode haver outros fatores envolvidos nessa associação.

São necessárias mais pesquisas para analisar os efeitos do  chá verde de matcha na população em geral, uma vez que a maioria das pesquisas se limita a estudos que examinam os efeitos do extrato de chá verde em animais.

3. Aumenta a função cerebral

Algumas pesquisas mostram que vários componentes do  chá verde de matcha podem ajudar a melhorar a função cerebral.

Um estudo em 23 pessoas analisou o desempenho das pessoas em uma série de tarefas projetadas para medir o desempenho do cérebro.

Alguns participantes consumiram chá matcha ou uma barra contendo 4 gramas de matcha, enquanto o grupo controle consumiu chá ou barra de placebo.

Os pesquisadores descobriram que o  chá verde de matcha causou melhorias na atenção, tempo de reação e memória, em comparação com o placebo (7).

Outro pequeno estudo mostrou que consumir 2 gramas de chá verde em pó diariamente por 2 meses ajudou a melhorar a função cerebral em pessoas idosas (8).

Além disso, o  chá verde de matcha contém uma quantidade mais concentrada de cafeína do que o chá verde, embalando 35 mg de cafeína por meia colher de chá (cerca de 1 grama) de pó de matcha.

Vários estudos relacionaram o consumo de cafeína a melhorias na função cerebral, citando tempos de reação mais rápidos, maior atenção e memória aprimorada (9, 10, 11).

O  chá verde de matcha também contém um composto chamado L-teanina, que altera os efeitos da cafeína, promovendo a atenção e ajudando a evitar a queda nos níveis de energia que podem acompanhar o consumo de cafeína (12).

Também foi demonstrado que a L-teanina aumenta a atividade das ondas alfa no cérebro, o que pode ajudar a induzir relaxamento e diminuir os níveis de estresse (13).

4. Pode ajudar a prevenir o câncer

O  chá verde de matcha está repleto de compostos promotores de saúde, incluindo alguns que têm sido associados à prevenção do câncer em tubos de ensaio e estudos com animais.

Em um estudo, o extrato de chá verde diminuiu o tamanho do tumor e retardou o crescimento de células de câncer de mama em ratos (14).

O chá verde de matcha é especialmente rica em epigalocatequina-3-galato (EGCG), um tipo de catequina que demonstrou ter poderosas propriedades anticâncer.

Um estudo em tubo de ensaio descobriu que o EGCG no  chá verde de matcha ajudou a matar as células do câncer de próstata (15).

Outros estudos com tubos de ensaio mostraram que o EGCG é eficaz contra câncer de pele, pulmão e fígado (16, 17, 18).

Lembre-se de que estes foram estudos em tubo de ensaio e em animais que analisam compostos específicos encontrados no matcha. Mais pesquisas são necessárias para determinar como esses resultados podem se traduzir em seres humanos.

5. Pode promover a saúde do coração

As doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo, sendo responsável por um terço estimado de todas as mortes de pessoas com mais de 35 anos (19).

Alguns estudos mostraram que beber chá verde, que tem um perfil nutricional semelhante ao matcha, pode ajudar a proteger contra doenças cardíacas.

Demonstrou-se que o chá verde reduz os níveis de colesterol LDL total e “ruim”, além de triglicerídeos (20, 21).

Também pode ajudar a prevenir a oxidação do colesterol LDL, outro fator que pode proteger contra doenças cardíacas (22).

Estudos observacionais também mostraram que beber chá verde está associado a um risco reduzido de doenças cardíacas e derrames (23, 24).

Quando combinado com uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável, beber o chá verde de matcha pode ajudar a manter seu coração saudável e proteger contra doenças.

6. Ajuda a perder peso

Dê uma olhada em qualquer suplemento para perda de peso e há uma boa chance de você ver “extrato de chá verde” listado nos ingredientes.

O chá verde é conhecido por sua capacidade de aumentar a perda de peso. De fato, estudos mostram que isso pode ajudar a acelerar o metabolismo para aumentar o gasto de energia e aumentar a queima de gordura.

Um pequeno estudo mostrou que tomar extrato de chá verde durante exercícios moderados aumentou a queima de gordura em 17% (25).

Outro estudo em 14 pessoas descobriu que tomar um suplemento contendo extrato de chá verde aumentou significativamente o gasto de energia em 24 horas, em comparação com um placebo (26).

Uma revisão de 11 estudos também mostrou que o chá verde reduziu o peso corporal e ajudou a manter a perda de peso (27).

Embora a maioria desses estudos tenha se concentrado no extrato de chá verde, o  chá verde de matcha vem da mesma planta e deve ter o mesmo efeito.

7. O chá Matcha é muito fácil de preparar

Tirar proveito dos muitos benefícios de saúde do  chá verde de matcha é simples – e o chá é delicioso.

Você pode fazer o tradicional chá matcha peneirando 1-2 colheres de chá (2 a 4 gramas) de pó de  chá verde de matcha em sua xícara, adicionando 2 onças (59 ml) de água quente e misturando-o com um batedor de bambu.

Você também pode ajustar a proporção de  chá verde de matcha em pó e água com base na consistência preferida.

Para um chá mais fino, reduza o pó para meia colher de chá (1 grama) e misture com 3-4 onças (89-118 ml) de água quente.

Se você preferir uma versão mais concentrada, combine 2 colheres de chá (4 gramas) de pó com apenas 30 ml de água.

Se você estiver se sentindo criativo, pode até experimentar lattes de matcha, pudins ou smoothies de proteínas para aumentar o conteúdo de nutrientes de suas receitas favoritas.

Como sempre, a moderação é fundamental. Embora o  chá verde de matcha esteja repleto de benefícios à saúde, mais não é necessariamente melhor.

De fato, foram relatados problemas hepáticos em algumas pessoas que bebiam grandes quantidades de chá verde diariamente (28).

Beber  chá verde de matcha também pode aumentar sua exposição a contaminantes como pesticidas, produtos químicos e até arsênico encontrados no solo onde as plantas de chá são cultivadas (29, 30).

A ingestão máxima tolerável de  chá verde de matcha em pó não é clara e depende do indivíduo. Para ser seguro, certifique-se de consumir  chá verde de matcha com moderação.

É melhor ficar com 1 a 2 xícaras por dia e procurar variedades orgânicas certificadas para tirar proveito dos muitos benefícios à saúde do matcha, sem correr o risco de causar efeitos colaterais.

Conclusão

O chá verde de matcha vem da mesma planta que o chá verde, mas como é feito de toda a folha, ele contém uma quantidade mais concentrada de antioxidantes e compostos benéficos para as plantas.

Estudos revelaram uma variedade de benefícios à saúde associados ao  chá verde de matcha e seus componentes, que vão desde o aumento da perda de peso até a diminuição do risco de doença cardíaca.

O melhor de tudo é que o chá é simples de preparar, para que você possa incorporá-lo sem esforço à sua dieta e dar ao seu dia uma explosão de sabor extra.