A dieta cetogênica é uma dieta popular muito baixa em carboidratos e rica em gorduras, favorecida por muitas pessoas por sua capacidade de promover rápida perda de peso.

Existem outros benefícios relacionados à dieta keto também, incluindo uma melhor regulação do açúcar no sangue e outros marcadores da saúde metabólica.

No entanto, você pode se perguntar se a dieta cetogênica é igualmente eficaz para todas as populações, incluindo as mulheres.

Este artigo analisa como a dieta cetogênica afeta a saúde das mulheres.

A dieta cetogênica mostra-se promissora quando usada terapeuticamente para melhorar certos fatores de saúde.

Estudos mostraram que ele pode ser usado como uma maneira de reduzir a gordura corporal e melhorar o açúcar no sangue, e até como um tratamento complementar para certos tipos de cancro (1, 2).

Embora grande parte da pesquisa se concentre em quão bem a dieta keto funciona em homens, um número decente de estudos incluiu mulheres ou se concentrou exclusivamente nos efeitos da dieta keto nas mulheres.

Keto e perda de peso para mulheres

Uma das principais razões pelas quais as mulheres recorrem à dieta cetogênica é perder excesso de gordura corporal.

Algumas pesquisas sugerem que a dieta keto pode ser uma maneira eficaz de incentivar a perda de gordura na população feminina.

Estudos demonstraram que seguir uma dieta keto pode ajudar na perda de peso, aumentando a queima de gordura e diminuindo a ingestão de calorias e hormônios promotores da fome, como a insulina – os quais podem ajudar a incentivar a perda de gordura (3).

Por exemplo, um estudo em 45 mulheres com cancrode ovário ou endométrio constatou que as mulheres que seguiram uma dieta cetogênica por 12 semanas tiveram significativamente menos gordura corporal total e perderam 16% mais gordura na barriga do que as mulheres atribuídas a uma dieta pobre em gorduras e rica em fibras (4).

Outro estudo em adultos com obesidade, que incluiu 12 mulheres, demonstrou que, após 14 semanas de dieta cetogênica de muito baixa caloria, reduziu significativamente a gordura corporal, diminuiu os desejos de comida e melhorou a função sexual feminina.

Além disso, uma revisão de 13 ensaios clínicos randomizados – o padrão ouro em pesquisas – que incluiu uma população composta por 61% de mulheres constatou que os participantes que seguiram dietas cetogênicas perderam 2 libras (0,9 kg) a mais do que aqueles em dietas com pouca gordura após 1 a 2 anos (5).

Embora a pesquisa apóie o uso dessa maneira de comer muito baixa em carboidratos para melhorar a perda de gordura a curto prazo, lembre-se de que atualmente não existem estudos explorando os efeitos a longo prazo da dieta keto na perda de peso. (6)

Além disso, algumas evidências sugerem que os benefícios de promover a perda de peso da dieta keto caem por volta da marca de cinco meses, o que pode ser devido à sua natureza restritiva. (7)

Além disso, algumas pesquisas mostram que dietas menos restritivas e com menos carboidratos podem resultar em efeitos comparáveis ​​e são mais fáceis de sustentar a longo prazo.

Por exemplo, um estudo que incluiu 52 mulheres constatou que dietas com carboidratos baixos e moderados que continham 15% e 25% de carboidratos, respectivamente, reduziram a gordura corporal e a circunferência da cintura ao longo de 12 semanas, semelhante a uma dieta cetogênica que continha 5% de carboidratos. (8)

Além disso, as dietas com mais carboidratos eram mais fáceis para as mulheres.

Controle de keto e açúcar no sangue para mulheres

A dieta cetogênica normalmente limita a ingestão de carboidratos a menos de 10% do total de calorias. Por esse motivo, a dieta é favorecida por mulheres com alto nível de açúcar no sangue, incluindo aquelas com diabetes tipo 2.

Um estudo de quatro meses que incluiu 58 mulheres com obesidade e diabetes tipo 2 constatou que uma dieta keto muito baixa em calorias causou perda de peso significativamente maior e reduções no açúcar no sangue em jejum e hemoglobina A1c (HbA1c) do que uma dieta baixa em calorias padrão (9)

HbA1c é um marcador de controle a longo prazo do açúcar no sangue.

Um estudo de caso de 2019 em uma mulher de 65 anos com um histórico de 26 anos de diabetes tipo 2 e depressão demonstrou que, após seguir uma dieta cetogênica por 12 semanas, juntamente com psicoterapia e exercícios de alta intensidade, sua HbA1c caiu da faixa diabética .

O açúcar no sangue em jejum e os marcadores para depressão clínica normalizaram-se. Essencialmente, este estudo de caso mostrou que a dieta cetogênica reverteu o diabetes tipo 2 desta mulher (10).

Um estudo em 25 pessoas que incluiu 15 mulheres mostrou resultados semelhantes. Após 34 semanas de seguir uma dieta keto, aproximadamente 55% da população do estudo apresentava níveis de HbA1c abaixo do nível diabético, em comparação com 0% que seguiam uma dieta com pouca gordura (11).

No entanto, é importante observar que atualmente não existem estudos sobre adesão a longo prazo, segurança e eficácia da dieta cetogênica no controle do açúcar no sangue.

Além disso, muitas outras dietas menos restritivas, incluindo a dieta mediterrânea, são pesquisadas há décadas e são bem conhecidas por sua segurança e efeitos benéficos no controle do açúcar no sangue e na saúde geral

Tratamento de keto e cancro para mulheres

A dieta cetogênica demonstrou ser benéfica quando usada como um método de tratamento complementar para certos tipos de cancro juntamente com os medicamentos tradicionais.

Um estudo em 45 mulheres com cancro de endométrio ou ovário constatou que, após uma dieta cetogênica, os níveis sangüíneos de corpos cetônicos aumentaram e diminuíram os níveis de fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-I), um hormônio que pode promover a disseminação de células cancerígenas.

Os pesquisadores reconheceram que essa mudança, juntamente com a diminuição do açúcar no sangue observada nas dietas cetogênicas, cria um ambiente inóspito para as células cancerígenas que podem suprimir seu crescimento e disseminação (12).

Além disso, a pesquisa também mostra que a dieta cetogênica pode melhorar a função física, aumentar os níveis de energia e diminuir o desejo por comida em mulheres com cancro de endométrio e ovário.

A dieta cetogênica também se mostrou promissora quando usada como tratamento juntamente com tratamentos padrão como quimioterapia para outros tipos de cancro que afetam mulheres, incluindo glioblastoma multiforme, um cancro agressivo que afeta o cérebro. (13, 14, 15)

No entanto, é importante observar que, devido à natureza altamente restritiva da dieta cetogênica e à atual falta de pesquisas de alta qualidade, essa dieta não é recomendada como tratamento para a maioria dos cancros.

A dieta cetogênica apresenta algum risco para as mulheres?

Uma das maiores preocupações em relação a seguir uma dieta muito rica em gorduras e com pouco carboidrato é seus possíveis efeitos negativos na saúde do coração.

Curiosamente, enquanto algumas evidências mostram que a dieta cetogênica pode aumentar certos fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo LDL (mau) colesterol, outros estudos descobriram que a dieta pode beneficiar a saúde do coração.

Um pequeno estudo que incluiu três atletas do Crossfit descobriu que, após 12 semanas após uma dieta cetogênica, o colesterol LDL aumentou cerca de 35% na dieta cetogênica, em comparação com os atletas que seguiram uma dieta controle (17).

No entanto, um estudo em mulheres com cancro de endométrio e ovário demonstrou que seguir uma dieta cetogênica por 12 semanas não teve efeitos adversos nos lipídios no sangue quando comparado com uma dieta pobre em gordura e rica em fibras (18).

Da mesma forma, outros estudos mostraram resultados conflitantes.

Algumas descobertas indicam que a dieta cetogênica aumenta o colesterol HDL de proteção do coração e reduz o colesterol total e o LDL, enquanto outros descobriram que a dieta cetogênica aumenta significativamente o LDL (19, 20).

É importante observar que, dependendo da composição da dieta, é provável que as dietas cetogênicas afetem os fatores de risco à saúde do coração de maneira diferente.

Por exemplo, é mais provável que uma dieta cetogênica rica em gordura saturada aumenta o colesterol LDL do que uma dieta cetônica composta principalmente por gorduras insaturadas.

Além disso, embora tenha sido demonstrado que a dieta keto pode aumentar certos fatores de risco para doenças cardíacas, são necessárias mais pesquisas para determinar como essa dieta rica em gorduras pode aumentar ou diminuir o risco de doença cardíaca em si e para entender melhor seu efeito na saúde geral.

Pode não ser apropriado para algumas mulheres

Devido à sua taxa de macronutrientes restritiva e difícil de manter, a dieta cetogênica não é apropriada para muitas pessoas.

Por exemplo, não é recomendado para as seguintes populações (fontes 1, 2):

  • mulheres grávidas ou amamentando
  • pessoas com insuficiência hepática ou renal
  • pessoas com transtornos relacionados ao uso de álcool ou drogas
  • pessoas com diabetes tipo 1
  • pessoas que têm pancreatite
  • pessoas que têm distúrbios que afetam o metabolismo da gordura
  • pessoas que têm certas deficiências, incluindo deficiência de carnitina
  • aqueles que têm um distúrbio sanguíneo conhecido como porfiria
  • pessoas que não conseguem manter uma ingestão nutricional adequada
  • Além das contra-indicações listadas acima, há outros fatores a serem considerados ao pensar em experimentar a dieta cetogênica.

Por exemplo, a dieta cetogênica pode causar sintomas desagradáveis ​​conhecidos coletivamente como gripe keto durante a fase de adaptação da dieta.

Os sintomas incluem irritabilidade, náusea, constipação, fadiga, dores musculares e muito mais.

Embora esses sintomas geralmente desaparecem após uma semana ou mais, esses efeitos ainda devem ser considerados quando se pensa em experimentar a dieta keto(fonte confiável).

Você deve tentar a dieta Keto?

Se você deve tentar a dieta Keto depende de muitos fatores.

Antes de iniciar qualquer mudança importante na dieta, é importante considerar os pontos positivos e negativos da dieta, bem como sua adequação com base no seu estado de saúde atual.

Por exemplo, a dieta cetogênica pode ser uma escolha apropriada para uma mulher com obesidade, diabetes ou incapaz de perder peso ou controlar o açúcar no sangue usando outras modificações na dieta.

Além disso, essa dieta também pode ser eficaz para mulheres com sobrepeso ou obesidade e com síndrome do ovário policístico (SOP). Estudos mostram que a dieta keto pode ajudar mulheres com SOP a perder peso, melhorar o desequilíbrio hormonal e aumentar a fertilidade.

No entanto, como a dieta cetogênica é de natureza restritiva e carece de estudos de longo prazo e de alta qualidade que apóiam sua segurança e eficácia, padrões alimentares menos restritivos podem ser a melhor escolha para a maioria das mulheres.

Dependendo das suas necessidades de saúde e dieta, é sempre recomendável adotar um padrão alimentar rico em alimentos integrais e nutricionalmente densos que possam ser mantidos por toda a vida.

Antes de experimentar a dieta keto, é uma escolha inteligente explorar outras opções menos restritivas para melhorar sua saúde e alcançar suas metas de bem-estar.

Como a dieta Keto é altamente restritiva e sua eficácia depende da manutenção da cetose, recomenda-se que essa dieta seja seguida apenas ao trabalhar com um profissional de saúde qualificado.

Fale com seu médico ou nutricionista se você estiver interessado em experimentar a dieta cetogênica.

Conclusão 

A dieta cetogênica mostrou-se promissora quando usada terapeuticamente para melhorar certos aspectos da saúde das mulheres, incluindo o peso corporal e o controle do açúcar no sangue.

No entanto, existem algumas advertências que acompanham a dieta keto, incluindo a falta de estudos que investiguem o efeito a longo prazo da dieta na saúde geral e sua composição restritiva de macronutrientes.

Além disso, essa dieta não é segura para determinadas populações femininas, incluindo mulheres grávidas ou amamentando.

Embora algumas mulheres possam ter sucesso ao seguir um padrão alimentar cetogênico, a escolha de uma dieta nutritiva menos restritiva que possa ser seguida por toda a vida provavelmente é mais benéfica para a maioria das mulheres.