O azeite é amplamente reconhecido por seus benefícios à saúde.

Possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e pode até ajudar a proteger contra certas doenças crônicas (1).

Embora seja comumente usado como óleo de cozinha e de imersão, algumas pessoas acreditam que a ingestão permitirá que você colha seus benefícios máximos.

Este artigo explica se você deve beber azeite.

Porque é que as pessoas bebem azeite

Dizem que algumas pessoas na região do Mediterrâneo bebem 1/4 de xícara (60 ml) de azeite todas as manhãs.

De fato, essa pode ser uma maneira de colher seus muitos benefícios potenciais anti-inflamatórios e de prevenção de doenças.

Histórias engraçadas afirmam que beber o óleo pode desintoxicar o corpo, acalmar o estômago e até ajudar na perda de peso.

De fato, algumas pessoas acreditam que beber azeite oferece ainda mais benefícios do que usá-lo em uma refeição. No entanto, não há pesquisas para apoiar esta afirmação.

Potenciais Benefícios 

Estudos sugerem que beber azeite pode oferecer vários benefícios à saúde.

Pode ajudar a atender a ingestão recomendada de gorduras saudáveis

A maioria das pessoas come gordura total suficiente, mas muitas não conseguem obter ácidos gordos poliinsaturados (PUFA) e ácidos gordos monoinsaturados (MUFA), que são encontrados em certos óleos, nozes, sementes e outras fontes vegetais (2, 3) .

As diretrizes alimentares recomendam que você obtenha de 20 a 35% de suas calorias a partir de gordura, principalmente de PUFAs e MUFAs (2).

O azeite é uma das fontes mais ricas de plantas dos MUFAs, e consumi-lo pode ajudá-lo a atender às suas necessidades desse tipo de gordura. Os MUFAs são especialmente benéficos para a saúde do coração e podem ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca (4).

Os MUFAs são encontrados em alguns produtos de origem animal, mas estudos sugerem que seus maiores benefícios à saúde são alcançados pela ingestão de fontes dessa gordura à base de plantas (4).

Beber duas colheres de sopa de azeite diariamente pode ajudá-lo a atingir a quantidade recomendada dessa gordura se você receber quantidades insuficientes de sua dieta.

Pode aliviar a prisao de ventre

Beber azeite de oliva pode aliviar a prisão de ventre, que afeta aproximadamente 34% dos adultos acima de 60 anos de idade (5).

Em um estudo de 4 semanas, administrar cerca de 1 colher de chá (4 ml) de azeite diariamente a 50 pacientes em hemodiálise constipados resultou em fezes significativamente amolecidas (6).

Além disso, o consumo de azeite foi tão eficaz quanto o óleo mineral – um amaciador de fezes comumente usado – no alívio da prisão de ventre (6, 7).

Outro estudo realizado em 414 pessoas com mais de 50 anos constatou que 97,7% das pessoas com mais de 3 evacuações por semana tinham alto consumo de azeite (8).

Embora essas descobertas sejam promissoras, são necessários mais estudos para entender melhor como o consumo de azeite pode ajudar a aliviar a prisão de ventre.

Pode beneficiar a saúde do coração

O azeite de oliva é reconhecido há muito tempo como uma gordura saudável para o coração.

Um composto que se pensa ter um papel no apoio à saúde do coração é o ácido oleico, um tipo de gordura monoinsaturada encontrada em grandes quantidades no azeite. Pode reduzir o risco de doença cardíaca quando usado no lugar de outras fontes de gordura (9).

De fato, a Food and Drug Administration nos Estados Unidos (FDA) afirma que a substituição de gorduras e óleos mais ricos em gordura saturada por 1,5 colheres de sopa (22 ml) de óleos ricos em ácido oleico diariamente pode reduzir o risco de doença cardíaca (9).

No entanto, para alcançar esse benefício, as calorias do ácido oleico não devem aumentar o número total de calorias que você ingere por dia.

Além disso, um estudo em 7.447 pessoas constatou que aqueles que consumiam pelo menos 4 colheres de sopa (60 ml) de azeite diariamente tinham 30% menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas, em comparação com aqueles que seguiam uma dieta pobre em gordura por 5 anos (10) .

Além disso, muitos outros estudos mostraram que aqueles que têm uma alta ingestão de azeite têm um risco menor de doença cardíaca (11, 12, 13, 14).

Embora não haja escassez de estudos sobre azeite e doenças cardíacas, são necessárias mais pesquisas para apoiar a noção de beber azeite para melhorar a saúde do coração.

Outros benefícios

Além dos benefícios acima, beber azeite de oliva pode ter os seguintes efeitos:

  • Ajude a estabilizar o açúcar no sangue. Um estudo realizado em 25 indivíduos saudáveis ​​mostrou uma redução de 22% no açúcar no sangue 2 horas depois de comer uma refeição contendo azeite de oliva, em comparação com o grupo controle (14).
  • Apoie a saúde óssea. Um estudo realizado em 523 mulheres constatou que o consumo superior a 18 gramas (20 ml) de azeite por dia resultou em uma densidade óssea significativamente maior, em comparação com o consumo inferior a essa quantidade por dia (15).
  • Reduzir a inflamação. Vários compostos no azeite de oliva podem ter efeitos anti-inflamatórios, incluindo o óleo canto. Pode oferecer efeitos de alívio da dor semelhantes aos de medicamentos sem receita vendidos sem receita médica (16, 17).

Desvantagens

Embora o consumo de azeitona possa oferecer vários benefícios potenciais à saúde, há desvantagens a serem consideradas.

Rico em calorias e pode causar ganho de peso

O azeite é rico em calorias, contendo 120 calorias por colher de sopa (15 ml) (18).

Embora a relação entre ingestão calórica e ganho de peso seja complicada e depende de muitos fatores, está bem estabelecido que consumir mais calorias do que você queima leva ao ganho de peso (20).

Além disso, um estudo recente descobriu que o aumento da ingestão de MUFA também aumentou o peso corporal, sugerindo que o azeite de oliva poderia contribuir para o ganho de peso se consumido em excesso (19).

Por esse motivo, é importante controlar sua ingestão de calorias, independentemente da fonte de calorias.

Outras considerações

É importante considerar o seguinte ao considerar beber azeite:

  • Oferece mais benefícios quando consumido com alimentos. Por exemplo, consumir azeite de oliva com produtos de tomate aumenta significativamente a absorção de antioxidantes de combate a doenças nos tomates (21).
  • Pode deslocar alimentos saudáveis. Embora o azeite seja uma fonte de gordura saudável, não é tão nutritivo quanto os alimentos integrais. Beber demais pode deslocar alimentos mais saudáveis, como outras gorduras, vegetais e proteínas saudáveis.
  • Alérgeno em potencial. Embora raro, o pólen de oliva é um alérgeno em potencial e o óleo de oliva pode causar dermatite de contato em indivíduos afetados (22).
  • Muitos benefícios não suportados pela pesquisa. Muitos dos supostos benefícios de beber azeite não são apoiados por pesquisas, mas são endossados ​​por empresas que vendem azeite ou histórias pessoais (23).

Você deve beber azeite?

O azeite de oliva pode fazer parte de uma dieta saudável, oferecendo muitos benefícios à saúde.

No entanto, não está claro se o consumo de grandes quantidades de azeite traria benefícios além daqueles associados à ingestão das quantidades recomendadas.

Muitos estudos documentaram os benefícios de seguir uma dieta rica em azeite, mas as pesquisas que apoiam o consumo desse óleo são limitadas.

Além disso, beber muito azeite pode substituir alimentos saudáveis em sua dieta.

Além disso, a quantidade consumida não deve exceder as recomendações para a ingestão diária de gordura ou calorias.

Conclusão

O azeite é rico em gorduras monoinsaturadas e possui vários benefícios à saúde, tornando-o um complemento saudável a uma dieta equilibrada quando consumido com moderação.

O consumo regular de azeite de oliva pode ajudá-lo a atingir a ingestão recomendada de gorduras saudáveis e pode beneficiar sua saúde geral de várias maneiras.

No entanto, são necessárias mais pesquisas para determinar se beber azeite é melhor do que simplesmente usá-lo em quantidades regulares como parte de uma dieta nutritiva.