De acordo com especialistas, parece que comer a casca de frutas e vegetais pode ajudar a melhorar o seu humor, fazer parecer jovem para sempre (talvez) e até mesmo afastar cancro.

Vários estudos parecem ter confirmado isso, com frutas como banana, kiwi e até mesmo abacaxi na lista de frutas que devem manter suas peles para colher todos os benefícios.

Então é hora de largar seu descascador?

Laranjas

Salve suas unhas e coma toda a fruta, casca e tudo.

De acordo com um estudo de 2004 no Journal of Agriculture and Food Chemistry, poderosos antioxidantes chamados super flavonóides encontrados em cascas de laranja e tangerina podem reduzir os níveis de colesterol total e colesterol LDL “ruim”, sem diminuir os “bons” níveis de HDL.

Antioxidantes absorvem os radicais livres que são produzidos pelos nossos corpos quando respiramos e comemos e estamos ligados a doenças.

As obtidas da casca foram 20 vezes mais poderosas que as do suco.

“O mesmo vale para todas as frutas cítricas”, diz a nutricionista Anita Bean.

“Embora joguemos fora a casca por causa do sabor amargo, a medula contém altos níveis de pectina, um componente da fibra alimentar conhecida por suas qualidades de atolamento, que ajuda a reduzir o colesterol e age como um prebiótico, ajudando a colonizar o intestino com benefícios. bactérias.”

Como comer: Adicione a casca de laranja ralada e as raspas de saladas, queijo de couve-flor ou salmão assado.

Maçãs

Descascar a pele de uma maçã significa deitar fora a fibra. “Quase metade da vitamina C fica a 1 mm da superfície da pele, então você também está perdendo”, diz Anita.

“E a maioria das células da fragrância estão na pele, então você pode ter uma fruta sem gosto se descascar.”

As peles de maçã vermelha são particularmente ricas em antocianinas, que são antioxidantes que podem proteger contra vários tipos de câncer, em particular o câncer de próstata.

Peles de maçã amarela contêm carotenóides como betacaroteno, que ajudam a manter os olhos saudáveis, combater o câncer e proteger contra doenças cardíacas.

E as peles de maçã verde são ricas em luteína, o que pode ajudar a reduzir o risco de cataratas e defeitos congénitos e também proteger contra o câncer.

“A cor brilhante das peles de maçã é completamente indicativa do conteúdo saudável de polifenóis”, acrescenta Anita.

O núcleo não contêm níveis mais altos de antioxidantes, mas são uma excelente fonte de fibra solúvel para ajudar a estabilizar o açúcar no sangue e ajudar na digestão.

Como comer: Mergulhe as fatias na manteiga de amendoim saudável para o coração. “A mistura de proteína e carboidrato forma um lanche pós-treino perfeito”, diz Anita.


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Bananas

Os usos para as cascas de banana estendem-se além das brincadeiras de pastelão. Uma equipe de pesquisadores taiuaneses da Chung Shan Medical University descobriu que o extrato de casca de banana pode aliviar a depressão porque é rico em serotonina, um hormônio do equilíbrio de humor.

Também protege suas retinas porque contém luteína, um antioxidante da família dos carotenóides, que protege as células oculares da exposição à luz ultravioleta, uma causa de catarata.

Em testes clínicos, a equipe de pesquisa expôs dois grupos de células da retina – um grupo controle e o outro grupo embebido em uma solução de extrato de casca de banana – a uma luz forte seis horas por dia durante dois dias.

No final do experimento, o grupo de controle havia morrido enquanto o grupo embebido em extrato de casca de banana não sofreu danos. Não houve diferença entre o uso de peles que ficaram marrons e as que ainda eram amarelas.

Como comer: A equipe de pesquisa aconselha a ferver a casca por 10 minutos e beber a água resfriada, ou passar por um espremedor de frutas e beber o suco.

Kiwi

A digestão de pêlo não deve ser apenas para predadores.

A pele de kiwi peludo é rica em compostos fenólicos, como os flavonóides, que têm potencialidades anti-cancerígenas, anti-inflamatórias e anti-alérgicas, diz Anita.

“A pele contém três vezes os antioxidantes da polpa e combate os insetos, como o Staphylococcus e a E. coli, responsáveis pela intoxicação alimentar”.

Como comer: Se a pele torta de um kiwi normal não for do seu agrado, opte pelo kiwi “dourado”, com uma pele mais lisa, mais doce e menos peluda, mas com os mesmos benefícios para a saúde.


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Batatas

Você vai dobrar sua ingestão de nutrientes comendo a pele, diz Anita. “Apenas uma pele de batata do tamanho de um punho fornece metade da sua RDA de fibra solúvel, potássio, fósforo, ferro, zinco e vitamina C”, diz ela.

“Libra por libra, as batatas contêm mais vitamina C do que as laranjas, por isso são perfeitas para qualquer um que procure afastar resfriados e estimular seu sistema imunológico”.

Como comer: Assar cunhas de batata com casca em um fio de azeite.

Abacaxi

Junto com a fibra e a vitamina C, os reais benefícios para a saúde do abacaxi estão na enzima bromelina, que pode quebrar muitas vezes seu próprio peso de proteína em poucos minutos.

Isso faz com que seja excelente para pessoas com indigestão, pois a comida é digerida e absorvida mais rapidamente, reduzindo o inchaço, diz Anita.

A bromelaína também é um antiinflamatório, por isso coma abacaxi se estiver sofrendo de febre do feno, artrite ou gota.

“O núcleo do meio, na verdade, contém duas vezes a concentração de bromelina da fruta – e enlatamento destrói o teor de bromelina, por isso, jogar fora o núcleo é um verdadeiro não-não nutricionalmente”, diz ela.

Como comer: Pressione e amasse a haste e adicione o suco aos smoothies.