Se Justan Germano não fosse tão dedicado a ficar em forma, o trabalho poderia colocar sua saúde em risco.

O gamer profissional de 32 anos passa mais de oito horas quase todos os dias colado a uma tela enquanto transmite suas façanhas nas mídias sociais e interage com os seguidores.

Mas ele também é um atleta ao longo da vida que faz um passeio de uma hora pela manhã e faz 90 minutos de musculação na academia cinco a seis vezes por semana.

“Eu queria mostrar às pessoas que só porque você é um jogador não significa que você precisa ser preguiçoso”, disse Germano.

No entanto, milhões de outras pessoas nos Estados Unidos estão se tornando cada vez mais sedentárias, de acordo com um novo estudo que examinou comportamentos de baixa energia.

Pesquisadores descobriram que americanos de todas as idades estão gastando mais do seu tempo de lazer em um computador. Eles também descobriram que uma grande parte da população está sentada por períodos mais longos em geral.

Além disso, os pesquisadores concluíram que mais da metade do país continua assistindo televisão ou vídeos pelo menos duas horas por dia.

Os cientistas analisaram dados de quase 52.000 crianças, adolescentes e adultos que participaram de um estudo federal em andamento sobre a saúde dos americanos.

Embora tenha havido outros estudos sobre o nível de atividade física do público, nenhum é tão abrangente quanto este que apareceu no Journal of the American Medical Association (JAMA) desta semana.

Pela primeira vez, os pesquisadores mediram a prevalência de comportamento sedentário e procuraram tendências em todas as idades e por um longo período de tempo, disse Lin Yang, PhD, epidemiologista do Alberta Health Services no Canadá e principal autor do estudo.

Entre as conclusões alcançadas por Yang e seus colegas:

  • Cerca de 60% dos americanos passam pelo menos duas horas por dia nos últimos 15 anos assistindo televisão ou vídeos.
  • O número de pessoas que usam um computador pelo menos 1 hora por dia por motivos que não sejam a escola ou o trabalho aumentou durante o mesmo período geral. Até 2016, 56% das crianças, 57% dos adolescentes e 50% dos adultos se enquadram nesse perfil.
  • A quantidade de tempo que os entrevistados estimaram que gastaram sentados aumentou. Em 2016, os adolescentes relataram que estavam sentados um pouco mais de oito horas por dia, enquanto os adultos tinham em média um pouco mais de seis horas por dia.

“É realmente preocupante”, disse Yang. “Estamos vendo uma tendência realmente alarmante”.

Os efeitos de sentar

A inatividade pode produzir uma série de problemas de saúde que vão desde obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e pressão alta até ansiedade, câncer e músculos atrofiados.

Mesmo as pessoas que se exercitam regularmente podem sabotar seu metabolismo se também estiverem paradas por longos períodos de tempo, disse Ken Smith, pesquisador sênior do Stanford Center on Longevity, na Califórnia.

Smith disse que os americanos fizeram progressos marginais na última década para atender às recomendações do governo federal para atividades físicas, que pedem que os adultos realizem pelo menos 150 minutos de exercícios moderados por semana.

No entanto, ele disse que, quando não estamos malhando, é mais provável que não nos movamos.

Dr. Cate Collings, presidente eleito do Colégio Americano de Medicina do Estilo de Vida e cardiologista em Mountain View, Califórnia, ecoou os comentários de Smith.

Ela disse que exercícios vigorosos no fim de semana não mitigarão totalmente os efeitos da inércia de segunda a sexta-feira.

Para o bem ou para o mal, o corpo responde em tempo real quando nos sentamos, permanecemos em pé ou caminhamos. Essas ações têm um efeito imediato em processos como a freqüência cardíaca e a pressão sanguínea, disse Collings.

“Você não pode armazenar (os efeitos benéficos do exercício) – ser sedentário, sedentário, sedentário … e depois se exercitar”.

Por que nos sentamos

Especialistas citam várias razões para os hábitos sedentários que podem levar à “doença sentada”, um termo informal que descreve a coleção de complicações de saúde.

Além de assistir TV e usar computadores para entretenimento, Collings apontou para a popularidade dos dispositivos móveis.

“A era da informação é absorvente, se não viciante”, disse ela.

Ela observa que as pessoas agora usam seus smartphones e tablets para fazer de tudo, desde fazer reservas para o jantar até fazer compras – tudo mais fácil de se sentar.

Passar horas no trânsito pendular também contribui para a inatividade física, disse Collings.

O médico Sean Kasher, da Kaiser Permanente, aponta para a mudança da economia dos empregos de colarinho azul para os mais sedentários e de colarinho branco, nos quais os funcionários de escritório estão mais aptos a se comunicar com outros funcionários por email do que caminhar até falar com eles.

“O maior culpado é a cultura (local de trabalho)”, disse ele.

Ele acrescentou que as organizações devem garantir que seus funcionários estejam saudáveis ​​se quiserem que sejam produtivos.

Hashmi, diretor regional de nutrição clínica e controle de peso da Kaiser Permanente no sul da Califórnia, costumava encontrar membros da equipe uma vez por semana durante 30 minutos de exercícios leves no programa de bem-estar “Walk With Your Doc” da empresa.

Muitas horas de trabalho muitas vezes deixam os funcionários com energia suficiente para relaxar no sofá com o controle remoto da TV quando chegam em casa, acrescentou.

O que você pode fazer

Os profissionais de saúde dizem que há esperança para almas sedentárias que querem se mudar.

O corpo pode se curar se tiver uma chance, disse Collings.

Ela observou que o exercício é uma ferramenta para tratar e até reverter os efeitos da inatividade.

“O corpo tem uma capacidade notável de se curar quando você remove os insultos”, disse ela.

Hashmi é igualmente otimista, lembrando que mesmo aqueles que são fumantes pesados ​​há anos começam a ver melhorias nos pulmões assim que abandonam o hábito.

A chave é dar o primeiro passo, mesmo que seja pequeno, ele disse.

“Para alguém que está sentado assistindo à Netflix, o melhor dia para começar é hoje”, disse Hashmi. “Hoje é o dia. Você começa hoje. E você começará a se sentir melhor amanhã por dentro.

Aqui estão algumas maneiras rápidas de movimentar seu corpo durante o dia:

  • Faça uma pausa a cada 30 minutos se estiver sentado em uma mesa, diz o quiroprático de Ohio Drew Schwartz, DC. Caminhe ou faça alguns exercícios de alongamento em seu cubículo para relaxar os músculos do peito e do quadril.
  • Saia da cadeira e tenha tempo para enfrentar os colegas de trabalho em vez de se comunicar com eles no computador.
  • Faça recados – ou pelo menos ande rapidamente – durante o intervalo para o almoço.
  • Esqueça o elevador – suba as escadas.
  • Saia do metrô uma parada antes do seu destino e caminhe o resto do caminho.
  • Mantenha você mesmo a herdade, em vez de pagar alguém para fazê-lo. Aspirar, lavar o carro e fazer o trabalho no quintal podem fazer o sangue bombear.
  • Ao assistir TV, faça alguns exercícios durante os comerciais.