A privação do sono faz parte da nova parentalidade, mas a privação calórica não deve ser. É hora de enfrentar-me a expectativa de “nos recuperamos”.

Meu corpo fez algumas coisas incríveis. Quando eu tinha 15 anos, ele se recuperou de uma operação de 8 horas. Eu tinha escoliose grave, e a região lombar das minhas costas precisava ser fundida.

Nos meus 20 anos, ele me apoiou em inúmeras corridas. Corri mais maratonas, meias maratonas e 5 e 10K do que posso contar.

E com 30 anos, meu corpo carregava dois filhos. Por 9 meses, meu coração segurou e nutriu o deles.

Claro, isso deveria ter sido motivo de comemoração. Afinal, eu tive uma filha e um filho saudáveis. E enquanto eu admirava a existência deles – seus rostos cheios e traços arredondados eram perfeitos – eu não sentia o mesmo orgulho em minha aparência.

Meu estômago estava distendido e sem graça. Meus quadris eram largos e volumosos. Meus pés estavam inchados e desagradáveis ​​(embora, para ser sincero, minhas extremidades inferiores nunca tenham sido muito para olhar), e tudo estava macio.

Eu me senti grosseira.

Minha barriga desmoronou como um bolo mal cozido.

Isto é normal. De fato, uma das coisas mais maravilhosas sobre o corpo humano é sua capacidade de mudar, transpor e transformar.

No entanto, a mídia sugere o contrário. Modelos aparecem nas passarelas e capas de revistas semanas após o parto, parecendo inalterados. Os influenciadores falam regularmente sobre #postpartumfitness e #postpartumweightloss, e uma rápida pesquisa no Google do termo “emagrecer bebê” gera mais de 100 milhões de resultados … em menos de um segundo.

Como tal, senti uma imensa quantidade de pressão para ser perfeita. Para “se recuperar”. Tão imenso que empurrei meu corpo. Eu morri de fome do meu corpo. Traí meu corpo.

“Recuperei-me” em menos de 6 semanas, mas em grande prejuízo para minha saúde mental e física.

Começou como dieta

Os primeiros dias após o parto foram bons. Eu estava emocional e carente de sono e dolorida demais para me importar. Eu não contei calorias (ou escovei meu cabelo) até sair do hospital. Mas quando cheguei em casa, comecei a fazer dieta, algo que nenhuma mãe que amamenta deveria fazer.

Evitei carne vermelha e gorduras. Eu ignorei sinais de fome. Eu costumava ir para a cama com o estômago roncando e resmungando, e comecei a malhar.

Corri 3 milhas apenas alguns dias após o parto.

E, embora isso possa parecer ideal, pelo menos no papel – me disseram regularmente que estava ótima e sortuda – e alguns me aplaudiram por minha “dedicação” e perseverança – minha busca pela saúde rapidamente se tornou obsessiva. Lutei com uma imagem corporal distorcida e um distúrbio alimentar pós-parto.

Eu não estou sozinho. De acordo com um estudo de 2017 de pesquisadores da Universidade de Illinois e da Universidade Brigham Young, 46% das novas mães estão frustradas com seu físico pós-parto. O motivo?

Padrões e imagens irrealistas de mulheres tonificadas que “se recuperaram” semanas após o parto as deixaram se sentindo impotentes e sem esperança. O foco geral da mídia na gravidez também desempenhou um papel.

Mas o que podemos fazer para mudar a maneira como as mulheres se percebem? Podemos chamar empresas que perpetuam ideais irreais. Podemos “deixar de seguir” aqueles que consomem pílulas dietéticas, suplementos e outras formas de inspiração sob o pretexto de bem-estar. E podemos parar de falar sobre os corpos pós-parto das mulheres. Período.

Sim, isso inclui aplaudir a perda de peso pós-parto.

Elogie a grandiosidade de uma nova mãe, não o corpo dela

Veja bem, novas mães (e pais) são muito mais do que uma forma, tamanho ou número na balança. Somos cozinheiros, médicos, treinadores do sono, enfermeiras, amantes e cuidadores. Protegemos nossos pequenos e damos a eles um lugar seguro para dormir – e pousar. Nós entretemos nossos filhos e os confortamos. E fazemos isso sem pensar ou piscar.

Muitos pais assumem essas tarefas, além de um papel fora do lar em tempo integral. Muitos assumem essas tarefas, além de cuidar de outras crianças ou pais idosos. Muitos pais assumem essas tarefas com pouco ou nenhum apoio.

Portanto, em vez de comentar sobre a aparência de um novo pai, comente suas realizações. Deixe-os saber o excelente trabalho que estão fazendo, mesmo que tudo o que tenham feito foi levantar-se e oferecer uma mamadeira ou um seio ao pequenino. Celebre sucessos tangíveis, como o banho que tomaram naquela manhã ou a refeição quente que optaram por comer naquela noite.

E se você ouvir uma nova mãe se preocupando com seu físico, e falar sobre aparências, lembre-a de que sua barriga é macia porque precisa ser. Porque, sem ele, sua casa ficaria em silêncio. O barulho e os abraços noturnos não existiriam.

Lembre-a de que suas estrias são um distintivo de honra, não de vergonha. As listras devem ser usadas com orgulho. E lembre-a de que os quadris dela se alargaram e as coxas ficaram mais grossas porque precisam ser fortes o suficiente – e fundamentadas o suficiente – para suportar o peso de sua vida e dos outros

Além disso, mães após o parto, você não precisa “encontrar” seu corpo porque não o perdeu. Em absoluto. Sempre esteve com você e independentemente da sua forma e tamanho, sempre será.