Comer vegetais todos os dias é muito importante para uma boa saúde. 

Os legumes são nutritivos e ricos em fibras, vitaminas e minerais. Eles oferecem também protecção contra uma série de doenças crónicas, como diabetes, obesidade e doenças cardíacas. 

Existem duas categorias principais de vegetais: amiláceos e não amiláceos. Tipos de amido incluem batatas, milho e feijão, enquanto tipos não amiláceos incluem brócolos, tomate e aboborinha. 

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A principal distinção entre os dois está no teor total de amido, um tipo de carboidrato. No entanto, esses vegetais têm várias outras diferenças. 

Neste artigo iremos listar as principais diferenças entre os vegetais ricos em amido e sem amido.

O Que São Vegetais Ricos em Amido e Não Amiláceos?

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Pexels / Daria Shevtsova

Existem três tipos principais de carboidratos, o açúcar, as fibras dietéticas e o amido, que é considerado o principal tipo de carboidrato na sua dieta 

O amido é muitas vezes referido como um carboidrato complexo porque é composto por uma série de moléculas de açúcar unidas.

Amido pode ser encontrado numa variedade de alimentos, incluindo pães, cereais, noodles, massas, bem como vegetais ricos em amido. 

No entanto, a maioria dos vegetais contém apenas pequenas quantidades de amido e são classificados como não amiláceos. 

De modo geral, vegetais cozidos com amido, como batatas, contêm cerca de 15 gramas de carboidratos e 80 calorias por 1/2 copo (entre 70 e 90 gramas), enquanto que tipos não amiláceos como brócolos contêm cerca de 5 gramas de carboidratos e 25 calorias uma porção equivalente (informação nutricional das batatas e dos brócolos).

Agências de saúde dos EUA recomendam comer 2,5 copos de vegetais por dia – tanto amiláceos como não amiláceos (2).

Lista de Legumes Ricos em Amido vs Não Amiláceos

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Pexels / Dana Tentis

Vegetais Amiláceos

  • Abóbora
  • Batatas
  • Batatas-doces
  • Ervilhas
  • Feijão
  • Grão-de-bico
  • Inhame
  • Lentilhas
  • Milho

Vegetais Não Amiláceos

  • Aipo
  • Alcachofras
  • Beringela
  • Brócolos
  • Broto de feijão
  • Cebolas
  • Cogumelos
  • Courgette
  • Couve-de-bruxelas
  • Couve-flor
  • Espargos
  • Espinafre
  • Nabos
  • Pepino
  • Repolho
  • Salada verde
  • Tomate

RESUMO
Legumes podem ser classificados em dois tipos principais com base no seu teor de amido. Os legumes ricos em amido incluem batata, milho, ervilhas e lentilhas, e as variedades pobres em amido incluem brócolos, tomate, couve-flor e cogumelos.