Mas ser um não-fumante ativo ainda é a melhor opção.

Graças às redes sociais como o Facebook, as manchetes populares podem avançar em todo o mundo em questão de horas, como as que afirmam que sentar é tão ruim quanto fumar.

Mas especialistas apontam que sentar-se ainda não é tão ruim quanto inalar fumaça cheia de substâncias químicas nocivas nos pulmões.

Embora seja uma manchete atraente, a ciência real mostra que, embora sentar-se não seja o melhor para você, não é tão ruim quanto fumar.

Em um estudo recente, pesquisadores de todo o mundo descobriram que sentar pode não ser tão ruim quanto a mídia faz parecer.

O estudo do American Journal of Public Health afirma que os adultos normalmente passam nove horas por dia sentados. Isso ocorre principalmente porque muitos trabalhos se tornam mais dependentes dos computadores.

Segundo o estudo, aqueles que se sentam menos de quatro horas por dia têm menos efeitos adversos à saúde em comparação com aqueles que ficam mais de oito horas por dia.

Apesar disso, os efeitos adversos da sessão não são iguais aos envolvidos com o tabagismo.

Essa idéia falsificada “foi propagada em vários circulos diferentes, incluindo a comunidade científica e a mídia”, disse Matthew Buman, PhD, professor associado da Faculdade de Saúde da Arizona State University e autor do estudo.

Buman acredita que essa manchete provavelmente deveria ser útil e “tentar conscientizar as pessoas de que sentar pode ser prejudicial para você. Mas alguns o pegaram e o sensacionalizam para igualar os dois, como se sentar fosse tão ruim para você quanto fumar. O que realmente não corresponde. “

O que sentar faz à sua saúde

Ficar sentado demais aumenta o risco de maus resultados para a saúde, como doenças cardiovasculares, mortalidade por todas as causas, mortalidade por câncer e até depressão. O maior risco de ficar sentado demais é o diabetes – ele dobra o risco.

Comparativamente, há muito que se sabe que fumar é perigoso para a saúde. Somente no século XXI, o tabagismo causará mais de 1 bilhão de mortes. Em 2012, levou a um custo global anual de saúde de US $ 467 bilhões em doenças relacionadas ao cigarro.

De acordo com o novo estudo, as estimativas sugerem que o custo da inatividade física (que não recebe pelo menos 150 minutos de atividade física por semana) foi de US $ 53,8 bilhões em 2013 – cerca de 12% dos custos relacionados ao fumo.

Em comparação com a sessão, fumar tem resultados de saúde mais devastadores. O risco relativo de morte por todas as causas nos fumantes atuais em comparação com aqueles que não fumam é de 2,80 nos homens e 2,76 nas mulheres. Isso equivale a 1.554 mortes em excesso por 100.000 pessoas por ano para homens e 1.099 mortes em excesso por 100.000 pessoas em mulheres.

Isso é significativamente mais do que o risco de 1,22 para sentar. Atribui a apenas 190 e 170 mortes em excesso por 100.000 pessoas por ano em homens e mulheres, respectivamente.

Os pesquisadores afirmam que “qualquer nível de fumar aumenta o risco de morrer por qualquer causa em aproximadamente 180%, contra um aumento de 25% no risco de sentar”.

Eliminar o tabagismo e a inatividade pode beneficiar sua saúde de uma maneira excelente. Não ficar sentado mais de três horas por dia aumentaria a expectativa de vida média em 0,23 anos no mundo e 0,13 anos nos Estados Unidos.

O estudo observa que, em uma análise do Banco de Mortalidade da Organização Mundial da Saúde, parar de fumar aumentaria a expectativa de vida em 2,4 anos para homens e 1 ano para mulheres em todo o mundo e 2,9 anos para mulheres nos Estados Unidos.

“A ciência é real”, disse Satjit Bhusri, cardiologista do Hospital Lenox Hill, em Nova York. Ele recomenda que o público “examine a prova de qualquer declaração para ver se ela é apoiada por estudos científicos”.

“Cabe à comunidade científica fazer backup de todas as perguntas com o método científico adequado. Esta é a única maneira de confirmar ou refutar qualquer pergunta ”, disse Bhusri. “Também cabe à agência relatora negar quaisquer declarações sobre se elas foram apoiadas por estudos científicos”.

Os autores do estudo apontam que histórias conflitantes ou distorcidas “podem levar a confusão e dúvida em relação a importantes recomendações de saúde”.

Embora os autores do estudo não saibam quanto tempo de sentar é considerado perigoso, o problema é sentar excessivamente, não apenas sentar-se, destaca Buman.

“O tabagismo é diferente, pois, embora seja difícil para muitos, pode ser evitado e até pequenas quantidades podem ser prejudiciais”, disse Buman. “Sentar é uma necessidade. Só precisamos encontrar maneiras de reduzi-lo. ”

Conclusão

O tabagismo está associado a uma série de condições médicas perigosas e a uma expectativa de vida reduzida.

Não ficar mais de três horas por dia aumentaria a expectativa de vida média em apenas 0,13 anos nos Estados Unidos. Mas parar de fumar aumentaria a expectativa de vida em 2,4 anos para homens e 1 ano para mulheres em todo o mundo e 2,9 anos para mulheres nos Estados Unidos.