Sumo de tomate é uma bebida popular que fornece uma ampla variedade de vitaminas, minerais e potentes antioxidantes (1).

É particularmente rico em licopeno, um poderoso antioxidante com benefícios de saúde impressionantes.

No entanto, há quem acredite que o sumo de tomate pode não ser tão saudável quanto o tomate integral, devido ao alto teor de sódio encontrado em algumas marcas.

Este artigo discute os potenciais benefícios de saúde e desvantagens do sumo de tomate.

Altamente Nutritivo

Sumo de tomate é uma bebida popular, feita a partir do sumo de tomate fresco.

Aqui está a informação nutricional para 1 um copo (240 ml) de suco de tomate 100% enlatado:

  • Calorias: 41
  • Proteína: 2 gramas
  • Fibra: 2 gramas
  • Vitamina A: 22% da dode diaria recomendada (DDR)
  • Vitamina C: 74% do DDR
  • Vitamina K: 7% do DDR
  • Tiamina (vitamina B1): 8% do DDR
  • Niacina (vitamina B3): 8% do DDR
  • Piridoxina (vitamina B6): 13% do DDR
  • Folato (vitamina B9): 12% do DDR
  • Magnésio: 7% do DDR
  • Potássio: 16% do DDR
  • Cobre: 7% do DDR

Como podemos observar, o sumo de tomate é altamente nutritivo e contém muitas vitaminas e minerais importantes.

Por exemplo, beber apenas 1 copo (240 ml) de sumo de tomate cobre quase as suas necessidades diárias de vitamina C e 22% dos requerimentos de vitamina A na forma de alfa e beta carotenóides.

Carotenóides são pigmentos convertidos em vitamina A no seu corpo (1).

Esta vitamina é essencial para uma visão saudável e manutenção dos tecidos.

Esses carotenóides não são apenas convertidos em vitamina A, mas também actuam como potentes antioxidantes, protegendo as células de danos causados por moléculas instáveis chamadas radicais livres. Os danos causados pelos radicais livres têm sido associados a doenças crónicas como doenças cardíacas e acredita-se que desempenham um papel no processo de envelhecimento (2, 3).

Além disso, o sumo de tomate é carregado de magnésio e potássio – mais dois minerais vitais para a saúde do coração (4, 5).

É também uma excelente fonte de vitaminas B, incluindo folato e vitamina B6, que são importantes para o seu metabolismo e muitas outras funções (6, 7).

RESUMO
O sumo de tomate é rico em muitas vitaminas e minerais que são essenciais para sua saúde, incluindo vitamina C, vitamina A, vitaminas do complexo B, potássio e magnésio.

Rico em Antioxidantes

O suo de tomate é uma fonte concentrada de poderosos antioxidantes, como o licopeno, um pigmento de plantas carotenóides que tem sido associado a benefícios de saúde impressionantes.

O licopeno protege as células dos danos dos radicais livres, reduzindo assim a inflamação no seu corpo (8).

Muitos estudos demonstraram que a ingestão de sumo de tomate rico em licopeno tem efeitos benéficos na saúde – especificamente reduzindo a inflamação.

Por exemplo, um estudo de dois meses em 30 mulheres descobriu que aqueles que bebiam 1,2 copos (280 ml) de sumo de tomate diariamente – contendo 32,5 mg de licopeno – tiveram reduções significativas nos níveis sanguíneos de proteínas inflamatórias chamadas adipocinas.

Além disso, as mulheres experimentaram aumentos significativos nos níveis sanguíneos de licopeno e reduções significativas no colesterol e na circunferência da cintura (9).

Outro estudo em 106 mulheres com sobrepeso observou que beber 1,4 copos (330 ml) de sumo de tomate diariamente por 20 dias reduziu significativamente os marcadores inflamatórios, como interleucina 8 (IL-8) e factor de necrose tumoral alfa (TNF-α), em comparação ao grupo controle (9).

Além disso, um estudo de 5 semanas em 15 pessoas mostrou que os participantes que beberam 0,6 copos (150 ml) de sumo de tomate por dia – igual a 15 mg de licopeno – reduziram significativamente os níveis séricos de 8-Oxo-2′-deoxiguanosina (8 -oxodG) após exercício físico extenso (10).

O marcador 8-oxodG tem sido associado a doenças crónicas, como cancro de mama bem como doenças cardíacas (11).

Além do licopeno, o sumo de tomate também é uma excelente fonte de vitamina C e beta-caroteno – dois outros antioxidantes com poderosas propriedades anti-inflamatórias (12).

RESUMO
O sumo de tomate é uma fonte concentrada de licopeno, um antioxidante que demonstrou reduzir a inflamação em muitos estudos. Também contém os potentes antioxidantes, vitamina C e beta-caroteno.

quatro tomates em fila
Unsplash / stefano carella

Pode Reduzir Risco de Doenças Crónicas

A pesquisa mostrou que dietas ricas em tomate e produtos de tomate, como sumo de tomate, podem reduzir o risco de certas doenças crónicas.

Pode Melhorar os Factores de Risco de Doenças Cardíacas

Os tomates têm sido associados à melhora da saúde do coração.

Eles contêm potentes antioxidantes, como o licopeno e o betacaroteno, que ajudam a reduzir os factores de risco de doenças cardíacas, como pressão alta, colesterol alto e acumulação de gordura nas artérias (aterosclerose).

Uma revisão de estudos realizados em 584 pessoas descobriu que aqueles que tinham dietas ricas em tomates ou produtos derivados tinham um risco significativamente reduzido de doença cardíaca em comparação com aqueles que tinham uma baixa ingestão de tomates (13).

Outra revisão de 13 estudos descobriu que o licopeno de produtos de tomate ingeridos em doses acima de 25 mg por dia reduziu os níveis de colesterol “mau” em cerca de 10% bem como reduziu significativamente a pressão arterial (14).

Para referência, 1 copo (240 ml) de sumo de tomate fornece aproximadamente 22 mg de licopeno (15).

Pode Proteger Contra Certos Cancros

Devido aos seus altos níveis de nutrientes e antioxidantes, o sumo de tomate tem demonstrado efeitos anticancerígenos em vários estudos.

Uma revisão de 24 estudos associou a alta ingestão de tomates e derivados a um risco significativamente reduzido de cancro da próstata (16).

Num estudo de tubo de ensaio, o extracto de licopeno derivado de produtos de tomate inibiu o crescimento de células de cancro da próstata e induziu até apoptose ou morte celular (17).

Estudos em animais também observam que os produtos de tomate podem ter efeito protector contra o cancro de pele (18).

Embora esses resultados sejam promissores, mais pesquisas são necessárias para entender como os tomates e produtos como sumo de tomate podem afectar o desenvolvimento do cancro em humanos.

RESUMO
O sumo de tomate e outros produtos de tomate podem reduzir o risco de certos tipos de cancro. No entanto, mais pesquisas nesta área são necessárias.

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Potenciais Desvantagens

Embora o sumo de tomate seja altamente nutritivo e possa oferecer benefícios de saúde impressionantes, existem algumas desvantagens.

A maior desvantagem e o facto de muitos dos produtos de sumo de tomate contêm sal adicionado – aumentando o teor de sódio.

Por exemplo, 1 copo (200 ml) de sumo de tomate contém 554 mg de sódio – cerca de 30% da DDR.

Dietas ricas em sódio podem ser problemáticas, especialmente para pessoas que são consideradas sensíveis ao sal.

Certos grupos de pessoas, como os afro-americanos, são mais propensos a serem afectados negativamente por alimentos ricos em sódio (19).

Além disso, pesquisas mostram que dietas ricas em sódio podem contribuir para a hipertensão arterial (20).

Outro senão no sumo de tomate é que é ligeiramente mais reduzido em fibras que os tomates inteiros. Ainda assim, é mais rico em fibras do que muitas outras bebidas de frutas, como sumo de maçã ou de laranja sem polpa.

Esteja ciente de que existem bebidas de tomate com outras frutas adicionadas, podendo aumentar o conteúdo de calorias e açúcar. Algumas versões podem até conter açúcares adicionados.

Ao procurar por uma variedade saudável, escolha 100% de suco de tomate sem adição de sal ou açúcar.

Além disso, pessoas com doença do refluxo gastroesofágico devem evitar o sumo de tomate, uma vez que pode piorar os sintomas (21).

RESUMO
Certos tipos de sumo de tomate podem ser ricos em sódio e podem conter açúcares adicionados. Este sumo também pode agravar os sintomas para pessoas com refluxo gastroesofágico.

Deve Beber Sumo de Tomate?

O sumo de tomate pode ser uma opção de bebida saudável para muitas pessoas. Por ser rico em nutrientes é uma excelente opção para pessoas com necessidades crescentes de nutrientes, como idosos e pessoas que fumam.

Por exemplo, as pessoas que fumam precisam de mais vitamina C do que as que não fumam. Como o sumo de tomate é particularmente rico nesse nutriente, pode ser uma escolha inteligente se fumar (22).

Muitas pessoas idosas têm acesso limitado aos alimentos e tendem a ingerir menos alimentos nutritivos. O suco de tomate pode ser uma maneira conveniente e saborosa de ajudá-lo a atender às suas necessidades de muitos nutrientes (23).

Beber suco de tomate sem adição de sal ou açúcar é uma excelente maneira de aumentar sua ingestão de nutrientes.

Outros Artigos

Como Fazer o seu Próprio Sumo de Tomate

Para aqueles que são criativos na cozinha, o sumo de tomate caseiro pode ser facilmente preparado com alguns ingredientes nutritivos.

Basta cozinhar tomates frescos cortados por 30 minutos em fogo médio. Após arrefecer junte os tomates num liquidificador ou processador de alimentos de alta potência e accione até que a consistência desejada seja atingida. 

Você pode misturar até obter uma textura muito liquida ou deixá-la mais espessa para usar como molho. 

Os tomates podem ser combinados com outros vegetais e ervas, como aipo, pimentão vermelho e orégão para aumentar ainda mais o conteúdo nutricional e o sabor. 

Uma dica útil é adicionar um pouco de azeite ao cozinhar seus tomates.

RESUMO
Substituir bebidas açucaradas, como refrigerante por este sumo pode beneficiar sua saúde. Faça o seu próprio sumo de tomate em casa, processando tomates cozidos no liquidificador.

Concluindo

O sumo de tomate é rico em nutrientes como vitamina C, vitaminas do complexo B e potássio.

É também uma excelente fonte de antioxidantes, como o licopeno, que pode reduzir a inflamação e o risco de doença cardíaca bem como alguns tipos de cancro.

Certifique-se de comprar sumo de tomate sem adição de sal ou açúcar – ou faça o seu em casa.