O exercício é definido como qualquer movimento que faz seus músculos funcionarem e exige que seu corpo queime calorias.

Existem muitos tipos de atividade física, incluindo natação, corrida, sprint, caminhada e dança, entre outros.

Ser ativo demonstrou ter muitos benefícios à saúde, tanto física quanto mentalmente. Pode até ajudá-lo a viver mais tempo.

Aqui estão as 5 principais maneiras pelas quais o exercício regular beneficia seu corpo e cérebro.

1. Pode fazer você se sentir mais feliz

Foi demonstrado que o exercício melhora o seu humor e diminui os sentimentos de depressão, ansiedade e estresse.

Produz alterações nas partes do cérebro que regulam o estresse e a ansiedade. Também pode aumentar a sensibilidade do cérebro aos hormônios serotonina e norepinefrina, que aliviam os sentimentos de depressão (1).

Além disso, o exercício pode aumentar a produção de endorfinas, conhecidas por ajudar a produzir sentimentos positivos e reduzir a percepção da dor.

Além disso, o exercício demonstrou reduzir os sintomas em pessoas que sofrem de ansiedade. Também pode ajudá-los a estar mais conscientes de seu estado mental e praticar a distração de seus medos. (1)

Curiosamente, não importa o quão intenso é o seu treino. Parece que seu humor pode se beneficiar do exercício, independentemente da intensidade da atividade física.

De fato, um estudo realizado em 24 mulheres diagnosticadas com depressão mostrou que exercícios de qualquer intensidade diminuíram significativamente os sentimentos de depressão.

Os efeitos do exercício no humor são tão poderosos que a escolha de se exercitar (ou não) faz a diferença em curtos períodos.

Um estudo solicitou que 26 homens e mulheres saudáveis, que normalmente se exercitavam regularmente, continuassem ou parassem de se exercitar por duas semanas. Aqueles que pararam de se exercitar experimentaram aumentos de humor negativo.

2. Pode ajudar com a perda de peso

Alguns estudos demonstraram que a inatividade é um fator importante no ganho de peso e obesidade.

Para entender o efeito do exercício na redução de peso, é importante entender a relação entre exercício e gasto de energia.

Seu corpo gasta energia de três maneiras: digerindo alimentos, exercitando e mantendo funções corporais, como o batimento cardíaco e a respiração.

Durante a dieta, uma ingestão reduzida de calorias reduzirá sua taxa metabólica, o que atrasará a perda de peso. Pelo contrário, o exercício regular demonstrou aumentar sua taxa metabólica, que queima mais calorias e ajuda a perder peso.

Além disso, estudos mostraram que a combinação de exercícios aeróbicos com treinamento de resistência pode maximizar a perda de gordura e a manutenção da massa muscular, essencial para manter o peso livre.

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

3. É bom para os músculos e ossos

O exercício desempenha um papel vital na construção e manutenção de músculos e ossos fortes.

Atividade física como levantamento de peso pode estimular a construção muscular quando combinada com a ingestão adequada de proteínas.

Isso ocorre porque o exercício ajuda a liberar hormônios que promovem a capacidade de seus músculos de absorver aminoácidos. Isso os ajuda a crescer e reduz sua divisão.

À medida que as pessoas envelhecem, elas tendem a perder massa e função muscular, o que pode levar a lesões e deficiências. Praticar atividade física regular é essencial para reduzir a perda muscular e manter a força à medida que envelhece.

Além disso, o exercício ajuda a aumentar a densidade óssea quando você é mais jovem, além de ajudar a prevenir a osteoporose mais tarde na vida.

Curiosamente, exercícios de alto impacto, como ginástica ou corrida, ou esportes de impacto ímpar, como futebol e basquete, demonstraram promover uma densidade óssea mais alta do que esportes sem impacto, como natação e ciclismo.

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5

4. Pode aumentar seus níveis de energia 

O exercício pode ser um verdadeiro impulsionador da energia para pessoas saudáveis, bem como aquelas que sofrem de várias condições médicas.

Um estudo constatou que seis semanas de exercícios regulares reduziram a sensação de fadiga em 36 pessoas saudáveis que relataram fadiga persistente.

Além disso, o exercício pode aumentar significativamente os níveis de energia para pessoas que sofrem de síndrome da fadiga crônica (SFC) e outras doenças graves.

De fato, o exercício parece ser mais eficaz no combate à SFC do que outros tratamentos, incluindo terapias passivas como relaxamento e alongamento, ou nenhum tratamento.

Além disso, foi demonstrado que o exercício aumenta os níveis de energia em pessoas que sofrem de doenças progressivas, como câncer, HIV / AIDS e esclerose múltipla.

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6

5. Pode reduzir seu risco de doença crônica

A falta de atividade física regular é a principal causa de doença crônica.

Demonstrou-se que o exercício regular melhora a sensibilidade à insulina, a aptidão cardiovascular e a composição corporal, mas diminui a pressão sanguínea e os níveis de gordura no sangue.

Por outro lado, a falta de exercícios regulares – mesmo a curto prazo – pode levar a aumentos significativos na gordura da barriga, o que aumenta o risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e morte precoce.

Portanto, a atividade física diária é recomendada para reduzir a gordura da barriga e diminuir o risco de desenvolver essas doenças.
Fontes: 1, 2, 3, 4,56