Os ovos são uma fonte de proteína e nutrientes mas já se perguntou quantas calorias tem um ovo cozido? Descubra agora todos os nutrientes que o ovo cozido tem para oferecer.

Os ovos podem ser adicionados a muitos pratos e preparados de várias maneiras.

Uma maneira de aproveitar os ovos é fervê-los. Ovos cozidos fazem grandes coberturas de salada ou podem ser consumidos sozinhos com uma pitada de sal e pimenta.

Aqui está tudo o que precisa saber sobre ovos cozidos.

Nutrientes do Ovo Cozido

Ovos cozidos são ricos em nutrientes, proteínas e gorduras saudáveis. Um ovo grande (50 gramas),cozido fornece (1, 2):

  • Calorias: 77 kcal
  • Hidratos de Carbono: 0,6 gramas
  • Gordura total: 5,3 gramas
  • Gordura saturada: 1,6 gramas
  • Gordura monoinsaturada: 2,0 gramas
  • Colesterol: 211 mg
  • Proteína: 6,3 gramas
  • Vitamina A: 6% da DDR (Dose Diária Recomendada)
  • Vitamina B2: 15% da DDR
  • Vitamina B12: 9% da DDR
  • Vitamina B5: 7% do DDR
  • Fósforo: 86 mg ou 9% da DDR
  • Selénio: 15,4 mcg ou 22% da DDR

Os ovos são considerados um alimento razoavelmente baixo em calorias, se tivermos em conta todos os nutrientes que o ovo cozido tem para oferecer. Ovos cozidos fornecem apenas 77 calorias, 5 gramas de gordura e uma quantidade muito pequena de carboidratos.

São também uma boa fonte de proteína magra, cerca de 6 gramas por ovo.

Além disso, os ovos contêm uma gama variada de aminoácidos, o que significa que são uma fonte completa de proteína.

Os ovos cozidos também oferecem vários nutrientes importantes, incluindo vitamina D, zinco, cálcio e todas as vitaminas do complexo B. São uma fonte particularmente boa de riboflavina (vitamina B2) e vitamina B12.

Muitos dos nutrientes dos ovos residem exclusivamente na gema, enquanto a clara de ovo contém principalmente proteínas.

RESUMO
Os ovos cozidos são baixos em calorias e ricos em vitaminas, minerais e nutrientes importantes. Enquanto a gema fornece nutrientes, gordura e proteína, a clara (parte branca) é quase exclusivamente proteína.

Benefícios do Ovo Cozido

quantas calorias tem um ovo cozido
Pixabay / Karl Allen Lugmayer

Os ovos fornecem importantes nutrientes essenciais e antioxidantes que apoiam a saúde do cérebro e dos olhos.

Colina

A colina é um nutriente essencial para muitos processos críticos no corpo humano.

O nosso corpo produz colina mas não em grandes quantidades. Portanto, devemos obter colina através da nossa dieta, a fim de evitar a deficiência (3).

A colina é crucial para manter um sistema nervoso saudável, porque ajuda a produzir acetilcolina, um neurotransmissor envolvido na aprendizagem (4) e promove o desenvolvimento da memória, bem como a função cognitiva em adultos mais velhos (5).

É também vital para mulheres grávidas, pois níveis adequados de colina podem diminuir o risco de defeitos do tubo neural no feto (6).

A colina é encontrada na gema – um ovo grande e cozido contém 147 mg de colina, o que representa 27% do valor diário.

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Luteína e Zeaxantina

A luteína e a zeaxantina são dois antioxidantes conhecidos pelo seu papel na saúde dos olhos.

Demonstrou-se que a luteína e a zeaxantina retardam a formação de cataratas e protegem contra a degeneração macular relacionada à idade (7, 8).

Podendo até proteger seus olhos da luz azul prejudicial (9).

As gemas são uma excelente fonte desses dois carotenóides. 

Além disso, devido ao perfil de gordura da gema, o corpo parece absorver muito bem a luteína e a zeaxantina (10).

RESUMO
As gemas de ovos são uma excelente fonte de colina, essencial para a saúde e para o desenvolvimento do cérebro. São também ricos em luteína e zeaxantina, antioxidantes que promovem a saúde dos olhos.

Conclusão

Para responder a questão quantas calorias tem um ovo cozido, são 77 kcal, o que faz dos ovos cozidos um alimento de baixa caloria e denso em nutrientes.

São uma excelente fonte de proteína de alta qualidade e ricos em vitaminas B, zinco, cálcio e outros nutrientes importantes bem como antioxidantes como a colina, a luteína e a zeaxantina.

Embora ricos em colesterol, os ovos não parecem aumentar o risco de doenças cardíacas na maioria das pessoas.

Os ovos cozidos são preparados sem óleo ou manteiga, sendo portanto mais baixos em calorias e gordura que os ovos estrelados.

Podem ser apenas uma das mais fáceis e nutritivas adições à sua dieta para além de que já terá o que adicionar ao que comer quando estiver de ressaca.