Mesmo se você estiver nos seus anos dourados, nunca é tarde para pensar em mudar sua dieta.

Os nutricionistas elogiam os benefícios da dieta mediterrânea há anos, e novos estudos sugerem que é benéfico para adultos de qualquer idade.

A dieta mediterrânea foi associada a menor mortalidade por todas as causas e sobrevivência prolongada em idosos, de acordo com um estudo publicado este mês no British Journal of Nutrition.

“Nós já sabíamos que a dieta mediterrânea é capaz de reduzir o risco de mortalidade na população em geral, mas não sabíamos se seria a mesma especificamente para os idosos”, disse Marialaura Bonaccio, PhD, pesquisadora do Departamento de Epidemiologia. e Prevenção, e primeiro autor do estudo Italiano Istituto Neurologico Mediterraneo Neuromed (Instituto de Pesquisa, Hospitalização e Assistência à Saúde).

Mas parece fazer exatamente isso.

Bonaccio e sua equipe descobriram que a adesão à dieta mediterrânea resultou em um risco 25% menor de mortalidade por morte por todas as causas em uma grande amostra de idosos. Além disso, por meio de uma meta-análise de sete outros estudos sobre a dieta mediterrânea, eles descobriram que quanto mais os indivíduos seguiam a dieta, maior o retorno sobre a saúde.

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores adotaram uma abordagem dupla em seu estudo: projetando seu próprio estudo prospectivo sobre idosos e a dieta mediterrânea com base em dados do estudo Moli-sani, um estudo de coorte da população italiana estabelecido entre 2005 e 2010. Eles também realizaram uma meta-análise de sete outros estudos que analisaram os efeitos da dieta mediterrânea em populações idosas.

Para seu próprio estudo prospectivo, eles recrutaram uma coorte de mais de cinco mil indivíduos com 65 anos ou mais no sul da Itália e acompanharam esses indivíduos por até oito anos, em média.

Os membros dessa coorte tiveram sua saúde geral avaliada, incluindo nível de atividade, colesterol, IMC, tabagismo e pressão arterial. Usando um escore de dieta mediterrânea desenvolvido por pesquisadores em 2003, os pesquisadores avaliaram o quanto os indivíduos aderiram à dieta mediterrânea de 0 a 9, sendo 0 o menos aderente e 9 o mais.

Os idosos que aderiram mais de perto à dieta apresentaram melhor saúde cardiovascular e o risco de morte por doença cardiovascular foi reduzido.

Um aumento de um ponto usando a escala da dieta mediterrânea foi associado a uma redução de cinco por cento no risco de morte.

“A dieta mediterrânea reduz o risco geral de mortalidade de maneira progressiva, dose-resposta. Em outras palavras, quanto mais você segue a dieta mediterrânea, maior o ganho em termos de redução do risco de mortalidade ”, afirmou Bonaccio.

A dieta mediterrânea tradicional é caracterizada por uma alta ingestão de frutas, legumes e legumes; grãos principalmente não refinados; uma alta ingestão de gordura monoinsaturada (de azeite extra-virgem); ingestão moderadamente alta de peixe; baixo consumo de carne vermelha, aves e açúcar; consumo moderado de laticínios – tipicamente queijo e iogurte; e uma ingestão moderada de etanol (na forma de vinho).

No entanto, como a dieta é consumida por diferentes povos e culturas em toda a região do Mediterrâneo, há uma variedade significativa nos componentes individuais da dieta que são consumidos.

O que está claro é que, apesar dessas diferenças, há um benefício geral para a dieta que é maior que a soma de suas partes individuais.

E os americanos podem aprender uma coisa ou duas quando se trata de uma alimentação saudável.

“Eu recomendo o tempo todo e sinto que é uma das dietas mais perfeitas disponíveis entre muitas dietas que nem sempre são fáceis de sustentar. Permite carboidratos saudáveis ​​(muitas dietas limitam drasticamente os carboidratos e isso pode ser difícil para algumas pessoas), além de gorduras saudáveis ​​e proteínas animais na forma de peixe e frango ”, Kristin Kirkpatrick, nutricionista registrada e licenciada, gerente de bem-estar no Cleveland Clinic Wellness Institute.

No entanto, ela adverte que alguns indivíduos mais velhos podem precisar de mais proteína em sua dieta do que é normalmente encontrado na dieta mediterrânea, a fim de preservar a massa muscular e evitar desperdiçar.

Tanto Kirkpatrick quanto Bonaccio também dizem que a dieta mediterrânea é mais do que apenas mudar os alimentos que você come: tem maiores implicações culturais, como porções e estilo de vida, que indivíduos que vivem fora das áreas mediterrâneas podem não reconhecer.

“A dieta mediterrânea não é apenas uma lista de compras de alimentos”, disse Bonaccio. Também inclui: “coisas como compartilhar alimentos (convívio), sazonalidade e maneiras de combinar alimentos. Como exemplo, uma maneira típica mediterrânea de comer macarrão é com legumes ou legumes. ”

“Para começar, comece a ganhar mais cor em sua dieta. Isso significa muito mais frutas e vegetais. Isso é fundamental ”, disse Kirkpatrick,“ Então troque algumas de suas opções de lanches (como pretzels, batatas fritas etc.) por nozes e azeitonas e, finalmente, dê uma pausa na carne vermelha para peixes gordurosos selvagens e aves magras e sem pele . Eu acho que esses são realmente grandes passos para melhorar a saúde. ”