Os amantes do queijo se alegrem! Uma nova versão da dieta mediterrânea permite várias porções de laticínios por dia e demonstrou ser igualmente saudável.

Uma nova visão da dieta mediterrânea clássica oferece alguns dos mesmos benefícios à saúde, além de potencialmente torná-la mais acessível aos americanos.

Goste ou não, os laticínios ainda são uma parte importante de muitas dietas ocidentais, inclusive nos Estados Unidos e na Austrália.

No entanto, se você estiver tentando seguir a dieta mediterrânea como pretendida, o consumo de laticínios será reduzido ao mínimo e consumido apenas em algumas formas, como queijo e iogurte.

A ausência de produtos lácteos na dieta pode dificultar a adesão de alguns por razões culturais no oeste, bem como nas dietas. (A ingestão de cálcio, por exemplo, tende a ser menor.)

No entanto, um novo e promissor estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, defende que a dieta mediterrânea pode ser suplementada com laticínios adicionais para atender às necessidades de cálcio e ainda fornecer os benefícios de saúde marcantes pelos quais a dieta é conhecida.

“Nosso estudo descobriu que uma dieta mediterrânea suplementada com 3 porções de leite por dia atende às necessidades de cálcio dos australianos mais velhos, melhorando a pressão sanguínea, o colesterol, a função cerebral e o humor”, Alexandra Wade, primeira autora do estudo e PhD PhD em a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Sul da Austrália.

“Isso demonstra que a dieta mediterrânea pode ser modificada para melhorar a sustentabilidade e a viabilidade em populações não mediterrâneas e continuar a reduzir o risco de DCV e possivelmente demência”, acrescentou.

Queijo? Sim por favor!

O estudo de Wade comparou os benefícios para a saúde da dieta mediterrânea modificada em laticínios (Medo-laticínia), que incluiu 3-4 porções de laticínios por dia, com uma dieta com baixo teor de gordura mais tradicional em 41 participantes com 45 anos ou mais.

Os participantes participaram de cada intervenção da dieta (Medo-laticínia e com pouca gordura) por 8 semanas, com um período de lavagem de 8 semanas no meio.

A dieta Medo-laticínia foi associada a inúmeros benefícios à saúde relacionados à redução do risco de doença cardiovascular, incluindo aumento da pressão arterial, freqüência cardíaca e colesterol.

A dieta tradicional do Mediterrâneo é caracterizada por:

  • alta ingestão de frutas, vegetais e legumes
  • grãos principalmente não refinados
  • uma alta ingestão de gordura monoinsaturada (de azeite extra-virgem)
  • uma ingestão moderadamente alta de peixe
  • baixo consumo de carne vermelha, aves e açúcar
  • consumo moderado de laticínios – geralmente queijo e iogurte
  • uma ingestão moderada de etanol (na forma de vinho)

Estudos anteriores mostraram que a dieta foi associada a benefícios dramáticos à saúde, incluindo a redução do risco de derrame em até 39%, taxas mais baixas de diabetes e mortalidade por todas as causas e sobrevida prolongada em pessoas idosas.

No entanto, a dieta tende a ficar aquém quando se trata de cálcio.

Segundo o estudo de Wade, a quantidade diária de cálcio fornecida pela dieta mediterrânea fica em média entre 700-820 miligramas por dia (mg / dia).

Isso fica aquém dos 1.000 mg / dia recomendados pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) para homens e mulheres adultos nos Estados Unidos. Para os adolescentes, a ingestão recomendada de cálcio por dia sobe para 1.300 mg.

Repensando os laticínios

O estudo também apresenta alguns problemas adicionais a serem considerados.

“Minha principal preocupação ao ler o estudo e as dicas é que as pessoas vão embora pensando que os laticínios são a única fonte de cálcio. Muitas fontes vegetais, como couve, sementes de gergelim e amêndoas contêm cálcio ”, disse Kristin Kirkpatrick, MS, RD, LD, nutricionista e gerente de saúde e bem-estar do Cleveland Clinic Wellness Institute.

Kirkpatrick não é afiliado ao estudo.

Muitos alimentos não lácteos, incluindo sardinha, nabos, tofu e uma infinidade de produtos “fortificados”, como suco de laranja e cereais matinais, também podem ajudar a complementar a ingestão de cálcio.

Atualmente, o USDA recomenda três porções de laticínios por dia para todos os homens e mulheres acima de 8 anos de idade.

“Países como a Austrália e os EUA calculam recomendações de nutrientes com base nas necessidades específicas de suas populações. Tal como está, uma dieta mediterrânea tradicional não atende a essas recomendações. Isso pode limitar a sustentabilidade a longo prazo e a aceitação da dieta, especialmente em populações mais velhas, onde já existem altos riscos de problemas osteomusculares, como sarcopenia e osteoporose ”, afirmou Wade.

Alterar a dieta mediterrânea para torná-la mais atraente para os americanos pode ser um passo importante para a saúde a longo prazo – mesmo que alguns vejam a adição de laticínios como um passo desnecessário.

“A dieta mediterrânea é uma das dietas mais estudadas com as mais altas taxas de eficácia para a redução geral de doenças cardíacas e de outras doenças crônicas. Os laticínios não são um fator imenso na dieta Med e duvido que um estudo mude significativamente isso ”, afirmou Kirkpatrick.