• As pessoas que tomam um grande pequeno-almoço queimam o dobro de calorias em comparação com as que comem um jantar maior, de acordo com um novo estudo.
  • Ao longo de três dias, os investigadores avaliaram 16 homens que se alternavam tomando um pequeno-almoço com baixas calorias e um jantar com muitas calorias e vice-versa.
  • Tomar um pequeno-almoço com alto teor calórico estava associado a dores de fome mais baixas e desejos por açúcares ao longo do dia.

O pequeno-almoço é considerado a refeição mais importante do dia.

O que comemos e bebemos depois de acordar demonstrou ter um grande impacto em nosso desempenho cognitivo, humor e níveis de energia ao longo do dia.

Agora, novas investigações da Sociedade Endócrina mostram que o pequeno-almoço tem um papel ainda maior em nossa saúde geral do que se pensava anteriormente.

As pessoas que tomam um grande pequeno-almoço queimam o dobro de calorias em comparação com as que comem um jantar maior, de acordo com o novo estudo publicado no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism na quarta-feira.

Eles também experimentam menos desejos, principalmente por doces, e têm níveis mais saudáveis de açúcar no sangue (glicose) e insulina ao longo do dia.

Os metabolismos das pessoas são mais ativos após o pequeno-almoço

Ao longo de três dias, os investigadores avaliaram 16 homens que se alternavam entre um pequeno-almoço com baixas calorias e um jantar com muitas calorias e vice-versa.

Em seguida, a termogênese induzida pela dieta (DIT) – uma medida de quão bem o corpo está metabolizando os alimentos – foi rastreada nos participantes, assim como a fome geral, os níveis de glicose no sangue e o desejo por doces.

Os investigadores descobriram que, em média, o DIT dos participantes era 2,5 vezes maior após o pequeno-almoço versus após o jantar, mostrando essencialmente que o metabolismo das pessoas é mais ativo após a refeição da manhã.

Além disso, comer um pequeno-almoço com alto teor calórico estava associado a dores de fome mais baixas e desejos doces ao longo do dia.

Comparado com um pequeno-almoço mais rico, é mais provável que um pequeno-almoço com poucas calorias cause lanches durante o dia. Além disso, aqueles que comem pequenos-almoços menores tendem a comer refeições maiores no jantar, de acordo com os investigadores.

A insulina das pessoas – uma hormona que ajuda a transformar os alimentos em energia – e a glicose no sangue, que é usada como energia, também eram menores após o pequeno-almoço, em comparação com após o jantar.

Os resultados podem ter implicações enormes para as pessoas que procuram perder peso, juntamente com as pessoas com diabetes que têm níveis de glicose no sangue acima do normal.

“Nossos resultados confirmam que um grande jantar tem efeitos particularmente negativos sobre a tolerância à glicose, que devem ser considerados por pacientes diabéticos que procuram evitar picos de glicose no sangue”, afirmaram os investigadores no estudo.

“Portanto, um pequeno-almoço extenso deve ser preferido em relação a grandes refeições para reduzir o risco de doenças metabólicas”, acrescentaram.

Não tomar o pequeno-almoço diminui o metabolismo e causa desejos

Segundo os investigadores, poupar no pequeno-almoço é uma prática comum de dieta tentada por muitos que desejam perder peso.

Mas uma investigação mostrou que as pessoas que comem menos no pequeno-almoço costumam comer mais e comer demais no final do dia, prejudicando seus objetivos de perda de peso.

Dr. Minisha Sood, endocrinologista do Hospital Lenox Hill, em Nova York, diz que vê as pessoas que não tomam o pequeno-almoço várias vezes, em um esforço para controlar a ingestão de calorias.

“Isso vai contra nossos ritmos circadianos normais e, para alguns com um forte sinal de fome matinal, pode levar a excesso de indulgência quando o jejum é ‘quebrado’ na refeição do meio-dia”, disse Sood.

“Também pode levar a excessos na hora do jantar, em parte devido à psicologia de” compensar as calorias perdidas “e isso costuma sair pela culatra”, acrescentou.

Nosso metabolismo é grandemente influenciado pelo ritmo circadiano ou ciclo vigília-sono.

Dr. Sood diz que as pessoas são mais sensíveis à insulina pela manhã, o que significa que seus corpos precisam produzir menos insulina para controlar os níveis de glicose no sangue depois de comer.

“Somos mais eficientes no metabolismo durante a manhã e mais sensíveis à insulina na parte anterior da nossa ‘janela para comer’, portanto, faz sentido que nossa termogênese induzida pela dieta (DIT) e o metabolismo geral sejam mais eficazes no início. parte do dia – disse Dr. Sood.

Além disso, as pessoas são mais ativas fisicamente durante a manhã e o dia, e a atividade física ajuda a gerenciar os níveis de insulina e glicose no sangue.

Tome pequeno-almoço para alimentar o seu dia

O Dr. John Magaña Morton, chefe da divisão de Cirurgia Bariátrica e Minimamente Invasiva de Yale Medicine, recomenda que você faça refeições maiores no início do dia, especialmente se você estiver tentando perder peso.

Como o estudo mostra, nossa taxa metabólica diminui à noite, tornando mais trabalhoso para o corpo digerir os alimentos e consumi-los como combustível.

Além disso, procure um pequeno-almoço bem equilibrado – como frutas, ovos, aveia e iogurte – e evite alimentos excessivamente processados, como doces e cereais açucarados. Eles são absorvidos mais rapidamente e podem causar picos de açúcar no sangue, acrescenta Dr. Morton.

“Uma frase em que acredito é que você deve comer como rainha no pequeno-almoço, princesa no almoço e pobre no jantar”, disse Dr. Morton.

Conclusão

Uma nova investigação descobriu que as pessoas que tomam um grande pequeno-almoço queimam o dobro de calorias em comparação com as que comem um jantar maior.

Eles também têm menos fome e ânsias, especialmente para doces, ao longo do dia.

Um grande pequeno-almoço (comparado a um jantar maior) também estava associado a níveis mais baixos de insulina e glicose no sangue, o que implica que as pessoas com diabetes deveriam priorizar o pequeno-almoço durante o jantar.